Notícias

TURMA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO TÊXTIL DA REGIÃO NORTE SE FORMA EM CASTANHAL

TURMA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO TÊXTIL DA REGIÃO NORTE SE FORMA EM CASTANHAL

TURMA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO TÊXTIL DA REGIÃO NORTE SE FORMA EM CASTANHAL

O SENAI Castanhal realizou, na noite desta quarta-feira (28), a cerimônia de formatura da turma do curso Técnico em Têxtil, o primeiro da região Norte do Brasil. A iniciativa é uma parceria do SENAI Pará com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – (SENAI CETIQT), a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará (Sectet).

No total, 44 alunos concluíram o curso, divididos entre colaboradores da CTC e da comunidade, que realizaram a capacitação de maneira gratuita. Parte do curso foi realizado à distância, enquanto que as aulas presenciais ocorreram na fábrica da CTC, ministradas pelos instrutores do SENAI Pará. O SENAI CETIQT foi o responsável pela gestão e operacionalização do curso.

 

Robson Wanka, gerente de Educação Profissional do CETIQT RJ, diz que o diferencial do curso é poder realizar as atividades dentro da indústria. “20% do curso é in company, usando a infraestrutura da empresa e isso é fundamental para uma formação ainda mais assertiva para a indústria, porque os funcionários aprendem nas máquinas que eles já trabalham no dia a dia”, comenta Wanka. “Essa é a concretização de um projeto que deu certo. Que este seja um marco para que venham novas turmas e deixemos um legado nessa área tecnológica têxtil e de confecção, visando o crescimento do setor dentro do nosso estado”, complementa Davis Siqueira, gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará.

 

 

Durante o curso os alunos estudaram a fundo todas as etapas da transformação da fibra têxtil em fio ou tecido, além de gestão administrativa, produção, logística e um módulo aprofundado sobre a juta, matéria-prima utilizada pela CTC. “Eu venho da área do design e sempre tive interesse pelo segmento têxtil, então quando vi essa oportunidade, não pensei duas vezes em participar, me inscrevi e hoje estou aqui me formando. O curso é fascinante e eu pretendo seguir na área”, diz Ronald Vera, um dos concluintes do curso.

 

Odilardo Ramos de Araújo, delegado da FIEPA em Castanhal, diz que a formação de novos profissionais deve fortalecer o setor têxtil na região. “Essa é uma iniciativa pioneira, que vai possibilitar maior desenvolvimento por meio da mão de obra qualificada que se está se formando. A gente espera que muitas outras venham para que se somem a este efetivo que a gente está destinando ao mercado de trabalho de forma muito técnica e profissional,” destaca.  

 

Agora com o diploma em mãos, os profissionais estão aptos a planejar e coordenar os processos têxteis, controlar a qualidade e as características dos produtos e desenvolver novos produtos e processos, seguindo normas e procedimentos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e segurança do trabalho. “Foi muito gratificante ver que a gente teve uma adesão boa no curso, com poucas desistências, mesmo no cenário de pandemia. Temos um futuro bom para fazer novos cursos de capacitação, para que a gente tenha cada vez colaboradores preparados para os desafios”, ressalta o diretor-presidente da CTC, Hélio Meirelles. “Cremos que este foi um passo importante para a formação de mão de obra qualificada em Castanhal e estamos dispostos a fazer muito mais, contando com essas parcerias fortes e pessoas dispostas a investirem na educação profissional, pois isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, conclui secretário da Sectet, Hélio Leite.

 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI