Notícias

SENAI Pará tem curso inédito na região Norte na área de gás

SENAI Pará tem curso inédito na região Norte na área de gás

SENAI Pará tem curso inédito na região Norte na área de gás

As redes de gás, de uso muito comuns em fogões e aquecedores, ganham espaços também em sistemas de ar-condicionado, lareiras, churrasqueiras, secadoras de roupas e até em certos tipos de geladeiras. Para um item que cresceu tanto em importância, aumentam também as preocupações em relação a instalação, regulamentação e manutenção destes sistemas de gás.

Pensando nesta demanda, o SENAI, unidade Getúlio Vargas, está prestes a formar a primeira turma de Instalador Predial de Tubulação a Gás da região Norte do Brasil. O curso, de 160 horas, iniciou em outubro e vai até o próximo dia 17 de dezembro, com aulas teóricas e foco na prática. Na qualificação, os alunos desenvolvem conhecimentos e habilidades técnicas referentes as instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga, seguindo normas e procedimentos técnicos de saúde e segurança no trabalho, qualidade e preservação do meio ambiente.

Para Laerte Cumino, profissional com mais de 30 anos de experiência na área e responsável pelas aulas práticas do curso, o mercado de trabalho da nossa região necessita desta mão de obra qualificada. “Hoje muitos dos que trabalham na instalação e/ou manutenção destes sistemas de tubulação a gás são curiosos, e isto não é o ideal. Então, os alunos desta primeira turma saem daqui com grande possibilidade de conseguirem uma oportunidade de emprego”, destaca Cumino.   

O cenário é animador para o jovem Laércio Oliveira, que está desempregado, mas cheio de expectativa para poder trabalhar na área de instalação de tubulação a gás. “A estrutura montada no laboratório do SENAI é uma simulação exata do que encontraremos no mercado de trabalho, e isso dá segurança para atuar quando acabar o curso. Gostei muito de aprender sobre tubulação a gás e vou seguir me qualificando neste sentido”, diz o aluno.

Este primeiro curso de Instalador Predial de Tubulação a Gás do SENAI foi em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet)- por meio do Programa Pará Profissional - as empresas Amanco e Paragás e com o SENAI  Departamento Regional de São Paulo.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI