Notícias

SENAI COMPLETA 70 ANOS DE ATUAÇÃO NO PARÁ

SENAI COMPLETA 70 ANOS DE ATUAÇÃO NO PARÁ

SENAI COMPLETA 70 ANOS DE ATUAÇÃO NO PARÁ

Raimundo Souza, de 82 anos, foi um dos primeiros alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Pará e guarda com carinho o certificado do curso de Mecânico Ajustador, que concluiu em 1958. Ele é um dos mais de 1 milhão de profissionais formados pelo SENAI no Pará em 70 anos da entidade, que faz aniversário no dia 1º de maio. Assim como sua história, muitas outras de superação, desafios, oportunidades e crescimento foram escritas ao longo dessas sete décadas em que o SENAI assumiu o protagonismo como o principal formador de mão para o setor produtivo paraense, e, ainda, com papel relevante nos processos de implementação de empreendimentos que se instalam na região.

“Eu cheguei ao SENAI em uma época de transição para a juventude, com muitas dúvidas, e essa oportunidade de me qualificar mudou o rumo da minha história. Durante a minha trajetória profissional, eu apresentava o diploma do SENAI e, pronto, estava empregado. A referência sempre foi muito boa”, relembra Raimundo.

Ex-aluno do curso de Mecânico de Automotores a Diesel do SENAI Bragança, a história de Danilo Alves se encontrou com a do SENAI quando o rapaz havia concluído o Ensino Médio e, aos 18 anos, passava pela fase de fazer escolhas para o futuro. “Eu morava em uma comunidade com aproximadamente 600 habitantes, sem muita perspectiva de vida profissional e o que tinha lá não era o que eu queria para mim. Então foi que eu descobri que o SENAI de Bragança estava fazendo processo seletivo para alguns cursos profissionalizantes, me inscrevi e consegui ser aprovado, em 2013. Foi um grande orgulho que dei para minha mãe, porque era o sonho dela que eu estudasse no SENAI”, relembra.Ele conta que a ida para a escola era difícil, pois morava a 25km da unidade do SENAI e quando chovia tudo piorava, por conta da estrada de terra que ficava ruim para trafegar. “Muitas vezes, por causa disso, cheguei atrasado às aulas, mas com a compreensão e amparo do SENAI consegui vencer essas barreiras, me formei e logo consegui uma vaga no mercado do trabalho, onde estou até hoje. Minha relação com o SENAI é só gratidão. Se hoje eu sou o homem que sou, foi graças a esta instituição”, afirma.

A primeira unidade inaugurada no Pará foi o SENAI Getúlio Vargas que funciona até hoje em Belém. Depois dela, muitas outras foram instaladas no Estado e hoje são 15 unidades fixas em 13 municípios paraenses, com um portfólio de mais de 200 opções de cursos, presenciais e a distância, tanto para quem deseja se aperfeiçoar quanto para quem quer apender uma nova profissão. E as distâncias e logística do Estado, tão desafiantes, não impedem o SENAI de chegar nas mais diversas regiões do Pará. Onde não há uma estrutura permanente da entidade, é possível chegar por meio das Unidades Móveis, laboratórios itinerantes que vão até às comunidades levando qualificação profissional, em sua maioria gratuita, visando o desenvolvimento social em regiões mais carentes.

Em 2019, o Kennedy Silva aproveitou a presença da Unidade Móvel de Construção Civil do SENAI no município de Xinguara, sudeste paraense, para fazer o curso de Pedreiro de Edificações. Era o que ele precisava para deslanchar na carreira. “Eu já trabalhava como pedreiro, mas os patrões não tinham a confiança no trabalho como têm hoje, sabendo que me qualifiquei no SENAI”, diz o profissional.Ao longo dos anos, o SENAI tornou-se também referência em serviços técnicos e tecnológicos e a maior rede de infraestrutura de metrologia e inovação do país. Por meio do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), localizado em Belém, a entidade desenvolve projetos inovadores para o setor mineral, com os objetivos de melhorar a produtividade, reduzir os impactos ambientais da mineração, agregar valor para os bens minerais nacionais e aumentar a segurança dos trabalhadores.  O ISI-TM faz parte da rede de 28 Institutos SENAI de Inovação (ISI), atualmente a maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) do Brasil.

O diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, diz que a principal missão do SENAI no Estado é continuar seguindo as evoluções do seu tempo. “O SENAI tem compromisso com o crescimento do país, caminhando junto com as mudanças e investindo na ciência e na tecnologia. E assim vamos seguir, apoiando o setor produtivo e sendo um canal de oportunidades para os paraenses”, complementa.

Parceiro da Indústria 

Maior produtora de celulose do mundo e uma das maiores produtoras de papel da América Latina, a Suzano contou com a expertise do SENAI para se instalar no Pará. “Com a nossa chegada em Belém, buscamos parcerias com o objetivo de fomentar, capacitar e formar profissionais da região nesse segmento. O SENAI já tinha expertise no ramo e deu todo o suporte necessário para que alcançássemos nossos objetivos”, diz o Eduardo Sartori, gerente executivo industrial tissue da Suzano.

A Hydro é outra grande parceira do SENAI no Pará para execução de projetos. “O SENAI é um parceiro estratégico na qualificação profissional. Temos um Programa de Capacitação em que o SENAI foi fundamental para adaptar os cursos às necessidades das comunidades vizinhas às nossas operações. Este programa tem possibilitado a formação técnica de centenas de pessoas que estão prontas para trabalhar nas indústrias da região ou se tornar pequenos empreendedores dentro do seu território, fortalecendo sua autonomia”, destaca Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.

Comemorações – Para celebrar as suas sete décadas de atuação no Pará, o SENAI preparou uma programação especial. A primeira delas, somente para colaboradores, será o parabéns oficial em todas as unidades do Estado, dia 28 de abril, às 9h. Haverá também uma programação de palestras. Confira:     

10.05 – Palestra para convidados “Inovação é sobre as pessoas”, com Arthur Igreja, especialista em inovação e tecnologia – Local: SENAI Getúlio Vargas – Hora: 18h

11.05 – Palestras abertas ao público SENAI Talks, com os temas “Comunicação de Impacto: o diferencial para quem busca transformar a sua carreira”, com a arquiteta paulistana Elisa Rosenthal e o engenheiro de produção paraense José Neto, e “Criatividade e Inovação: as competências fundamentais para o trabalho no futuro”, com a consultora de moda Thais Farage e a empreendedora baiana Itala Herta. Local: SENAI Getúlio Vargas - Hora: 9h. 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI