Notícias

Programa de Capacitação Profissional conclui primeiras turmas com moradores de Abaetetuba

Programa de Capacitação Profissional conclui primeiras turmas com moradores de Abaetetuba

Programa de Capacitação Profissional conclui primeiras turmas com moradores de Abaetetuba

Quarenta moradores de Abaetetuba, no nordeste paraense, são os primeiros concluintes do Programa de Capacitação Profissional da Hydro. A formação nos cursos de soldador e lixador durou três meses e foi conduzida pelo SENAI Barcarena. 

O Programa de Capacitação Profissional está alinhado à estratégia da Hydro de contribuir com o desenvolvimento das comunidades vizinhas de suas unidades. Ao longo dos próximos anos, a iniciativa vai ofertar 230 vagas gratuitas em 18 turmas de quatro cursos: Soldador, Lixador, Eletricista e Administrativo. As atividades são destinadas a moradores de comunidades próximas ao mineroduto da empresa, nos municípios paraenses de Abaetetuba, Acará, Ipixuna do Pará, Moju e Tomé-Açu.

A oferta de cursos foi definida em diálogo com as comunidades, com foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável da região. Para os moradores, representa uma oportunidade de crescimento profissional com a qualidade do Senai e obtenção de certificado reconhecido em todo o território nacional. “Posso dizer que foi ótimo, pois tive uma grande experiência e uma boa aprendizagem. Saio do curso com uma experiência ótima e posso dizer que estou pronta para o mercado de trabalho”, resume Patrícia Evangelista Cardoso, que concluiu a formação no curso de Lixador.

Para Iranilce Maciel da Silva, capacitada como soldadora, o curso trouxe mais que qualificação profissional. “Posso dizer que foi um aprendizado muito bom, uma capacitação que me trouxe uma nova visão de trabalho e de mim mesma. Saio desse curso tanto física quanto emocionante mais forte, pois o aprendizado nele recebido, foi e será de grande valia, tanto no mercado de trabalho quanto em minha vida particular. Esse curso ampliou meus horizontes, abriu um leque de novas oportunidades no mercado de trabalho, pois proporciona atuar em diversas áreas da indústria e também me traz autonomia”, explicou.

Em Ipixuna do Pará, o Programa está em andamento com cursos de capacitação para soldador, lixador e eletricista, totalizando 50 vagas. Nos demais municípios, ainda será feita a etapa de inscrição, para posterior definição do cronograma de realização dos cursos, atendendo diálogo permanente com as comunidades e autoridades.

É importante destacar que a realização dos cursos segue todas as diretrizes de saúde recomendadas durante a pandemia. As turmas têm limite máximo de 15 alunos e todos os protocolos de prevenção são seguidos, como checagem de temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre participantes e disponibilização de álcool em gel.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI