Notícias

Equipe do SENAI apresenta solução de energia limpa a partir do caroço do açaí

Equipe do SENAI apresenta solução de energia limpa a partir do caroço do açaí

Equipe do SENAI apresenta solução de energia limpa a partir do caroço do açaí

“E prá que tu foi plantado, e prá que tu foi plantada, prá invadir a nossa mesa, e abastar a nossa casa...” O trecho da clássica composição do músico paraense Nilson Chaves sobre a utilidade do açaí ganharia mais uma linha pelos alunos do SENAI Bragança: “prá criar energia”. A ideia é apresentada pela equipe Tubatronics no Torneio SESI de Robótica First Lego League, a maior competição de robótica educacional do Brasil, que acontece no SESI Ananindeua. 

Cada temporada do Torneio SESI de Robótica é destinada a debater um tema específico. Neste ano, o tema Super Powered está focado no desenvolvimento de projetos ligados à energia. As crianças e adolescentes são desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. 

É neste contexto de soluções com energia renovável que a equipe do SENAI apresenta a proposta do uso do caroço do açaí como fonte de energia. “Nosso projeto de inovação propõe depositar caroços de açaí em biodiogestores para que eles passem por decomposição e, nesse processo, vire adubo e libere gás metano para gerar energia”, explica a estudante Nicolle Corrêa, uma das cinco integrantes da equipe Tubatronics. 

A ideia surgiu a partir da preocupação com a falta de energia elétrica em várias regiões da Amazônia e o grande potencial de reaproveitamento do principal fruto paraense. “Mais de um milhão de pessoas sofrem com o desabastecimento de energia na Amazônia Legal e, por outro lado, 1,7 bilhões de toneladas de caroços de açaí são despachadas, sem utilidade, na natureza. Com nossa proposta, geramos energia limpa e ainda contribuímos com o meio ambiente dando uma destinação para o que seria lixo”, destaca Corrêa. 

Os projetos das 36 equipes participantes do Torneio SESI de Robótica First Lego League estão sendo avaliados durante os dois dias de competição, 9 e 10 de fevereiro. Os mais bem classificados participarão da etapa nacional do torneio, que será realizado em março, em Brasília. 

Competição – O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge é realizado da seguinte maneira: seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, a um clube, a uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. Os jovens, liderados por dois técnicos adultos, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI