Notícias

SENAI certifica jovens e adolescentes da Fasepa, que cumprem medidas socioeducativas, em Belém

SENAI certifica jovens e adolescentes da Fasepa, que cumprem medidas socioeducativas, em Belém

SENAI certifica jovens e adolescentes da Fasepa, que cumprem medidas socioeducativas, em Belém

Nesta terça-feira (02), 14 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) receberam certificado do curso de Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A iniciativa foi uma parceria entre SENAI, Ministério Público, Tribunal de Justiça e FASEPA, para promover a ressocialização e dar oportunidade a esses jovens.

O curso aconteceu de abril a junho deste ano, na unidade do SENAI Cedam, em Belém, referência nacional na formação de mão de obra na área automotiva. Com os certificados em mãos, os alunos poderão pleitear vagas em empresas automotivas especializadas em mecânica de motores ciclo otto, entre outras possibilidades.

O diretor do SENAI CEDAM, Fernando Ribeiro, destaca que é um momento de mudança na vida de quem recebe o certificado. “Essa é uma oportunidade de mudar a realidade desses garotos e das suas famílias. Eles entraram no curso sem nenhuma formação e, agora, podem chegar ao mercado já na frente de muitos concorrentes. Então, isso para a gente é muito importante, porque o SENAI proporciona qualificação para pessoas que estavam sem perspectiva de melhoria de vida”, afirmou o diretor.

Outro ponto importante no processo de recomeço, destacado pelo Juiz titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Belém, Vanderlei de Oliveira Silva, é o sentimento de pertencimento. “O eixo da profissionalização que conecta a empregabilidade é um dos principais da socioeducação, tendo em vista os efeitos catastróficos da exclusão sistêmica.

Então, esse curso de alta capacitação é extraordinário para que esses garotos possam conhecer de fato o que é cidadania, dignidade da pessoa humana e se sintam parte da sociedade”, disse Oliveira Silva.

Um dos articuladores da parceria, o 8º Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Antônio Lopes Maurício, comentou a importância de parcerias que valorizem a educação. “Quero agradecer e parabenizar o SENAI por ser nosso parceiro na socioeducação de jovens e adolescentes e entenderem o quanto isso é importante para a sociedade e para a família desses jovens. Vocês estão mudando realidades e transformando famílias por meio do ensino”, comentou durante o discurso.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na unidade SENAI Getúlio Vargas, em Belém, e contou com a presença do Diretor da Diretoria de Atendimento da Fasepa, Andrei Miranda da Silva, do diretor do SENAI Getúlio Vargas, Welson Corrêa, e do professor do curso, Clóvis Santana, além dos familiares dos alunos formandos.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI