Notícias

Mundo SENAI oferece cursos e oportunidades profissionais no Pará

Mundo SENAI oferece cursos e oportunidades profissionais no Pará

Mundo SENAI oferece cursos e oportunidades profissionais no Pará

Nesta quarta-feira, 25, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PA) abriu as portas, em dez municípios do Estado, para uma programação gratuita, cheia de informação e oportunidades profissionais. A ação vai até o dia 27 de outubro com palestras, minicursos, orientação de carreira, Feira com vagas de emprego online, entre outras atrações, que acontecem simultaneamente nas cidades de Altamira, Barcarena, Bragança, Belém (unidades CEDAM e Getúlio Vargas), Castanhal, Canaã dos Carajás, Marabá, Paragominas, Parauapebas e Santarém.

Este ano, o SENAI Pará foi o escolhido para sediar a abertura nacional do evento, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube (www.youtube.com/@senaibrasil) e contou com o talk “O futuro é agora: descubra seus diferenciais e impulsione a sua carreira”, com a participação de Andreza Maia, especialista em inovação inclusiva, Linkedin Top Voice e um dos 50 perfis mais inovadores do Brasil; e de José Kaeté, paraense que atua como comunicador e consultor em temas como sustentabilidade, sociobioeconomia e Amazônia.

“Esse é o meu primeiro curso aqui, mas eu já tinha vontade de fazer algum curso aqui pelo SENAI, porque ele tem um peso no mercado de trabalho. Quando você chega com o certificado do SENAI, a empresa já se abre, porque tem um peso na carreira da pessoa. Então, quando surgiu essa oportunidade, eu aproveitei e me matriculei”, explica Antônia Karina Tavares, aluna do SENAI/PA, pelo programa Escola de Eletricistas para Mulheres, uma parceria entre a Equatorial Energia Pará e o SENAI, com o objetivo de ampliar a representatividade feminina nas operações do setor elétrico. O curso oferece às mulheres qualificação profissional e tecnológica gratuita, preparando-as para o mercado de trabalho, gerando oportunidades de emprego para atuação no setor de distribuição de energia elétrica.

Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, o Mundo SENAI facilita o acesso da comunidade aos cursos de qualificação profissional e gera mais oportunidade de inserção ao mercado de trabalho. “O SENAI oferece uma gama de recursos de capacitação, que nada mais são do que oportunidades de crescimento profissional, seja na inserção no mercado de trabalho, seja na recondução a novos postos, o que representa uma valorização do emprego e da profissão. E isso melhora a autoestima e aumenta a esperança em um futuro melhor”, avalia o presidente.

Segundo Carvalho, o setor industrial absorve grande parte dos postos de trabalho no Estado e tem uma demanda crescente por profissionais qualificados. “Quando o assunto é qualificação profissional, o melhor caminho é o SENAI que oferta cursos de acordo com as demandas do mercado, com atuação junto às grandes indústrias, nos principais polos econômicos do Estado”, explica.

Dário Lemos, diretor regional do SENAI Pará, explica que o Mundo SENAI é um momento para o visitante conhecer e experimentar um pouco do dia a dia da formação do profissional que atua na indústria. “Esta é uma ação muito especial para o SENAI no Brasil, porque é o momento em que abrimos as portas das nossas unidades para mostrar para as pessoas o que é o SENAI, como nós trabalhamos, o que fazemos e uma oportunidade para que essas pessoas, esses jovens possam escolher uma profissão, um projeto de vida e uma recolocação no mercado de trabalho”, destaca.

Veja AQUI a programação completa do Mundo SENAI por município.

Feira de Talentos online com vagas de emprego
Dentro da programação do Mundo SENAI acontece, também, a Feira de Talentos Contrate-me, evento online e gratuito para cadastro em vagas de emprego. A iniciativa é uma parceria entre o SENAI e a plataforma de empregabilidade Speck, que tem como foco a garantia de que oportunidades de emprego na indústria encontrem profissionais qualificados. Para participar da Feira, basta fazer o cadastro no SITE.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI