Notícias

MULHERES DE BARCARENA RECEBEM CERTIFICAÇÃO EM CURSOS DO SENAI

MULHERES DE BARCARENA RECEBEM CERTIFICAÇÃO EM CURSOS DO SENAI

MULHERES DE BARCARENA RECEBEM CERTIFICAÇÃO EM CURSOS DO SENAI

“Era um sonho entrar na indústria, mas eu não tinha qualificação. Então, eu vi no grupo de mensagens da comunidade o Programa Operacional para Mulheres da Hydro, me inscrevi, fiz a seleção, entrei no curso e agora estou aqui, formada e trabalhando há cinco meses na Alunorte. Minha vida melhorou muito, não só financeiramente. A autoestima da gente poder trabalhar, comprar nossas coisas, se sentir útil dentro do trabalho, não tem preço”, conta a operadora Amanda Pereira, do curso de operação de processos químicos industriais do SENAI.

Ela foi uma das 81 mulheres que receberam na noite da última terça-feira, 30, o certificado de conclusão em cerimônia realizada no Cabana Clube, no município de Barcarena. Lançado em agosto de 2022, o Programa Operacional de Mulheres ofereceu cursos de mecânica industrial, eletricista industrial e operação de processos. Todas as vagas foram preenchidas no mesmo dia da abertura das inscrições.

“Lembro que recebi todas elas na Alunorte há alguns meses e agora estamos neste momento de conclusão. Este é um programa que trabalha diversos pilares: educação, formação e, principalmente, a diversidade e inclusão. Temos uma meta global de aumentar a representação de mulheres nas nossas equipes para 25% até 2025 e essa é uma das iniciativas para alcançar este objetivo”, comenta Michel Lisboa, presidente da Alunorte.

O Programa Operacional de Mulheres da Hydro é realizado em parceria com o SENAI de Barcarena e com o apoio da Rede Todos pelo Trabalho. Ele foi criado para fortalecer a comunidade e viabilizar oportunidades de desenvolvimento a mulheres de Barcarena e região. Todas as concluintes tiveram a oportunidade de participar do recrutamento por meio de um processo seletivo para a Alunorte e Albras e 21 já estão trabalhando na Hydro.

O presidente da Albras, João Batista, comenta que as novas colegas de trabalho são muito bem-vindas: “Esta iniciativa vem atender nossa meta de contratação de mulheres nos ajudando a refletir a sociedade atual dentro das nossas operações e contribuir para fortalecer a conexão da comunidade com a empresa. Estamos de portas abertas para elas e não colocamos limites para o seu crescimento dentro da companhia”.  

“A Hydro acredita que uma equipe diversa é fundamental para ter um ambiente mais criativo, resolver desafios complexos e criar as inovações necessárias. Em 2022, 46% dos empregados contratados pela companhia foram pessoas que se identificam com o gênero feminino. É essa a mudança que buscamos com iniciativas como o Programa Operacional para Mulheres”, afirma Nelia Lapa, diretora de Recursos Humanos da Hydro.

Esse trabalho pôde ser alcançado por meio de parcerias como a do SENAI. “Para nós é um prazer fazer parte deste desafio. Nós somos educadores e queremos também mudar o cenário da representatividade das mulheres na indústria. A Hydro vem trazendo ações inclusivas com foco neste público e estamos sempre juntos para estruturar esses cursos e fornecer essa formação diária do operacional”, explica Eduardo Machado, diretor do SENAI Barcarena.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI