Notícias

Alunos do SENAI CEDAM disputam seletiva da WorldSkills

Alunos do SENAI CEDAM disputam seletiva da WorldSkills

Alunos do SENAI CEDAM disputam seletiva da WorldSkills

Os paraenses Ramon Risuenho e Matheus Rebouças, alunos do SENAI, estão em Maceió/Alagoas, onde, durante essa semana, participam da seletiva classificatória para a WorldSkills, maior competição de profissões técnicas do mundo, que acontecerá em outubro, em Shangai/China. Os jovens foram treinados no SENAI CEDAM, em Belém, e vão testar seus conhecimentos na ocupação Segurança Cibernética.

Nesta etapa da competição, os alunos de cada região já foram selecionados e concorrem a uma vaga para o mundial WordSkills 2022. Representando seus Estados, os competidores selecionados disputam entre si e, ao final, os três primeiros colocados são premiados com medalhas (ouro, prata e bronze). Para isso, os alunos realizaram um Projeto Teste (prova), que possui competências técnicas e socioemocionais a nível mundial e simula uma situação real de trabalho em cada ocupação.

O instrutor na área de TI do SENAI CEDAM, em Belém, e treinador dos competidores paraenses, Eudes Mendonça, explica os desafios que seus alunos terão de resolver na área de Segurança Cibernética. “Primeiro eles passam pelo que chamamos de ambientação, isto é, conhecem o espaço de prova, as plataformas e sistemas que serão utilizados. Depois vem de fato os desafios, que entre eles estão configurar equipamentos e sistemas operacionais com segurança, analisar problemas em sistemas e fazer captura de flags, onde os participantes, por meio de movimentos de ataque e defesa do simulador, devem capturar o maior número de bandeiras”, explica Eudes.   

O Brasil oferece competição em 56 ocupações da área da indústria e 7 da área de serviços, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Robótica Móvel, Panificação, Mecânica Industrial, Confeitaria, Manufatura Integrada e Fresagem a CNC são algumas das profissões que integram a WorldSkills. Entretanto, devido à pandemia do coronavírus, somente dez ocupações terão disputa de medalhas (entre 1º e 2º lugar).

Etapa Belém da WorldSkills
Entre os dias 28 de março e 01 de abril, o SENAI, unidade Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM), em Belém, vai mais uma vez sediar a seletiva da ocupação Manutenção de Veículos Pesados da WorldSkills, com paraense na disputa. É a quarta vez seguida que o CEDAM, considerado referência nacional na área tecnológica automotiva, vai sediar a prova. O campeão da seletiva representará o Brasil na competição internacional. 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI