Notícias

Jovem treinado em Belém se destaca em competição de profissões na Rússia

Jovem treinado em Belém se destaca em competição de profissões na Rússia

Jovem treinado em Belém se destaca em competição de profissões na Rússia

O jovem Paulo Fratta, que faz sua preparação para a WorldSkills Rússia 2019 no SENAI CEDAM, em Belém, participou, como convidado, da seletiva nacional da WorldSkills do país sede, que acorreu de 20 a 24 de maio. Apesar de não concorrer oficialmente por medalha, Paulo realizou as mesmas tarefas com o mesmo rigor de pontuação dos competidores russos na modalidade Manutenção de Veículos Pesados. Entre os 10 jovens da Rússia e um francês, também convidado, o brasileiro obteve a maior nota.

 

A competição em que Paulo Fratta se destacou é a maior competição de excelência profissional entre estudantes de escolas profissionais (com idades entre 16 e 22 anos) e escolas secundárias (com idades entre 14 e 16 anos) da Rússia. Mais de 1.500 competidores de diferentes regiões da Rússia participaram do evento, e representantes de 26 países demonstraram seus talentos e habilidades fora da competição. Eles foram testados em 91 habilidades e 23 habilidades de alta tecnologia.

 

Apesar de paulista, Paulo faz seu treinamento desde janeiro em Belém, por ser o SENAI CEDAM considerado uma das referências nacionais de formação no segmento automotivo. A preparação é para o grande desafio da WorldSkills 2019, maior competição de educação profissional do mundo que ocorrerá em agosto, na Rússia, onde enfrentará os melhores classificados de seus países da área de Manutenção de Veículos Pesados.

 

“Para além do resultado, o mais importante para mim foi sentir o ambiente, o clima, a emoção que irei vivenciar na WorldSkills, em agosto. O bom resultado conquistado nesta seletiva nacional russa também amplia a nossa confiança e nos dá tranquilidade de que o treinamento está sendo feito de maneira correta. Agora vamos continuar treinando, ajustando o que é preciso”, destaca o jovem de 18 anos.

 

O coordenador do treinamento do Paulo em Belém, Sidésio Martins, também esteve na Rússia. Para ele, a participação no evento pode trazer bons resultados para o SENAI local. “Para nós foi um aprendizado muito grande, agregou conhecimento que pode ser usado na preparação, inclusive, de competidores aqui do Pará para as próximas edições. Esse olhar, somado ao acompanhamento que temos dado ao Paulo, nos motiva a formar um representante da nossa terra”, diz Sidésio, que também é diretor do SENAI de Castanhal e São Miguel do Guamá.

 

A WorldSkills é organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas. O torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul e é realizado em um país diferente a cada dois anos. Na última edição em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI