ALUNAS DO SENAI CRIAM COLEÇÃO INSPIRADA NA MODA INDÍGENA
Cerca de 500 pessoas acompanharam o desfile inédito de moda ancestral realizado no último dia 02 de dezembro, no Partage Shopping, em Marabá. O evento exibiu as peças da coleção especial indígena produzidas pelas alunas do curso Técnicas em Design de Moda, executado pelo SENAI em parceria com o Ponto da Moda, por meio do projeto Raízes Vivas. A proposta da iniciativa foi unir tradição e inovação, tendo como inspiração a moda indígena. Para transformar a inspiração em criação, as alunas fizeram, durante três meses, um estudo profundo das técnicas tradicionais indígenas, dos seus símbolos e cultura. O objetivo era, além de explorar e homenagear as riquezas culturais da região, dar voz e visibilidade à comunidade. Atualmente, existem cerca de 40 aldeias indígenas ao redor de Marabá.
“O resultado desse empreendimento vai além da criação de peças de roupa; ele promove a conscientização sobre a importância da diversidade cultural e da sustentabilidade na indústria da moda. As coleções desenvolvidas pelos alunos refletem a harmonia entre a modernidade e a tradição, proporcionando uma visão autêntica e respeitosa da cultura indígena”, comenta Carliane Saraiva, diretora do SENAI Marabá.
Além de valorizar a cultura indígena, o projeto visa potencializar a geração de emprego e renda das comunidades por meio da qualificação profissional. A cacique Kátia Silene Vandenilson, pertencente a Aldeia Akrãtikatêjê Gavião, diz que a intenção é formar cidadãos indígenas empreendedores. “A gente pretende, já em 2024, estar no mercado com a nossa marca própria, com roupa de qualidade, com a nossa arte cultural, com nosso grafismo. Temos grandes talentos aqui. Tenho um olhar e pensamento de crescimento e esse projeto vem como uma ação sustentável, que pode gerar renda familiar e fortalecer cada vez mais a nossa cultura,” diz. Todas as peças da coleção produzidas no curso do SENAI e apresentadas no desfile foram doadas à Aldeia Akrãtikatêjê Gavião. O desfile se repetiu terça-feira (05), na comunidade.