Notícias

PROGRAMA DO SENAI ESTIMULA A CULTURA DIGITAL ALINHADA À INDÚSTRIA 4.0

PROGRAMA DO SENAI ESTIMULA A CULTURA DIGITAL ALINHADA À INDÚSTRIA 4.0

PROGRAMA DO SENAI ESTIMULA A CULTURA DIGITAL ALINHADA À INDÚSTRIA 4.0

Segundo levantamento da Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro passou a ser mais digital em um intervalo de cinco anos. Em 2021, de acordo com os dados, 69% das indústrias pesquisadas faziam uso de alguma das tecnologias digitais avaliadas, enquanto em 2016 o percentual era de 48%, menos da metade.

Atento às demandas de modernização das indústrias locais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará) vem se adequando ao novo cenário do setor produtivo e investindo em laboratórios que simulam os ambientes da chamada indústria 4.0, que prevê a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final.

A partir do Programa SENAI + Digital, está sendo implementado, nas Unidades Operacionais da entidade no estado, um grande projeto que contempla a padronização de cursos voltados à indústria 4.0. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões na criação de 11 Laboratórios, seis Conceito e cinco Laboratórios de Aplicação nas unidades do SENAI espalhadas pelo Pará. Esses espaços possibilitam a aplicação das tecnologias habilitadoras da 4ª Revolução Industrial, conectividade em rede wi-fi e dados patrocinados para alunos e docentes e processos digitais implementados para promoção da cultura digital.

O SENAI + Digital possibilita que os alunos tenham acesso a ferramentas mais avançadas da indústria 4.0, como big data, Cloud Computing, internet das coisas (IOT), Sensoriamentos, Digital Twin, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Integração de Sistemas. O programa inclui ainda capacitação e atualização para os docentes em cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação em Smart Factory e Educação Digital. Só em 2023 são mais de 40 docentes em formação, além de mentorias para diretores escolares visando a criação de um Plano de Transformação Digital.

“Este é um projeto que estimula ainda mais o pensamento digital dentro do SENAI, em todos os seus setores. O plano de ação que traçamos está preocupado em trazer essa cultura às pessoas para que entendam o cenário em que estamos inseridos, de um mundo tecnológico e em constante transformação”, comenta Valéria Tavares, Gerente de Polo da Escola SENAI Digital. “Essa iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos 2023/2027 do SENAI Pará, que coincide com os avanços da indústria e da própria sociedade, dando passos largos rumo à 4ª Revolução Industrial”, complementa Davis Siqueira, Gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI e Gestor do SENAI + Digital no Pará.

O programa de transformação digital está sendo implementado nas unidades do SENAI em Belém, Castanhal, Barcarena, Bragança, Paragominas, Altamira, Santarém, Marabá, Parauapebas, Juruti e Canaã dos Carajás. Além dos alunos e colaboradores do SENAI, os laboratórios do SENAI + Digital podem ser utilizados como soluções para demandas reais das indústrias parceiras da instituição.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI