Notícias

PROJETO PROMOVE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES EM ALTAMIRA

PROJETO PROMOVE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES EM ALTAMIRA

PROJETO PROMOVE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA MULHERES EM ALTAMIRA

A população feminina vem conquistando novas funções remuneradas no mercado de trabalho, elevando a proporção de mulheres ocupadas, sejam assalariadas ou empreendedoras. Entretanto, ainda há um grande número de mulheres sem função remunerada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 66.286 milhões pessoas estavam fora da força de trabalho no Brasil em 2023 e, dessas, 42.839 milhões eram mulheres, o que corresponde a 64,6% do total.

Proporcionar oportunidades de qualificação profissional para ampliar as chances de emprego e renda para o público feminino é um dos objetivos do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, concessionária da usina que, em parceria com o SENAI, promoveu o curso de Assistente de Contabilidade para 21 moradoras de Altamira. Pela primeira vez na região, o curso foi ofertado exclusivamente para mulheres que, com a conclusão da formação, estão aptas a ingressar em uma profissão promissora cuja remuneração pode chegar a R$ 2.135,00.

Desde janeiro, as alunas estavam recebendo capacitação para atuar com lançamentos financeiros, apuração de imposto, relatórios e planilhas, além de controle financeiro para empreender e atuar em diversas frentes no eixo tecnológico, gestão e negócios, num total de 200 horas de aula.

Gerliane Duarte, tem 28 anos, e atua como Auxiliar Administrativo. A moradora do bairro São Joaquim explica como o curso agregou no dia a dia do seu trabalho. “O curso me auxiliou na formação de planilhas, cálculos, que as vezes eu ficava meio perdida, não tinha noção nem por onde começar. Agora eu fico mais tranquila, mais segura de fazer um relatório. O curso só veio a agregar”, explicou.

Ela destaca, ainda, que está sempre em busca de novas oportunidades para ter mais qualidade de vida e levar conforto para sua família. “Eu procuro me desenvolver e me capacitar para assim levar mais qualidade de vida para o meu filho”, afirmou.

A falta de qualificação profissional, seguida da maternidade e do tempo dedicado ao chamado “trabalho invisível”, que consiste em cuidar de crianças, idosos e das tarefas domésticas, de acordo com o IBGE, são as principais barreiras que distanciam as mulheres do mercado de trabalho.

Gisele da Costa é mãe, dona de casa e chefe de família. Ela viu no curso a chance de adquirir conhecimento e conquistar um emprego formal. “Eu sou mãe solteira, e assim, luto todos os dias, e essa foi uma oportunidade muito grande para mim e para outras mães que estão aqui. Um curso grátis foi tudo para mim, além de adquirir mais conhecimento, é um passo que estou dando, não somente para mim, mas para o meu filho que depende de mim. Eu sou muito grata à Norte Energia e ao Senai por terem fornecido esse curso e eu sei que amanhã eu vou estar onde quero estar, graças ao curso”, concluiu.

Desenvolvimento Sustentável

O projeto Belo Monte Comunidade, com diversos parceiros, já vem ofertando cursos de capacitação gratuitos para a população do Médio Xingu, como corte e costura, marceneiro de móveis, mecânico de refrigeração e climatização residencial, montador e reparador de computador, farinha gourmet, chocolatier, artesanato, automaquiagem, entre outros. A iniciativa colabora para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso da Norte Energia, reforçado junto ao Pacto Global, do qual a companhia é uma das signatárias no Brasil. O curso de Assistente de Contabilidade, por exemplo, vem contribuir para o alcance dos ODS 4 - Educação de Qualidade; 5 - Igualdade de Gênero e 10 - Redução das Desigualdades.

“A gente buscou, junto com o Senai, identificar as necessidades do mercado de trabalho aqui da região e surgiu a ideia de fazer esse curso voltado 100% para mulheres. A Companhia fica muito satisfeita de estar participando desse momento que promove educação, possibilidade de recolocação no mercado, oportunidade de gerar uma renda maior, uma melhoria na qualidade de vida dessas mulheres”, explica Thomás Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia.

Belo Monte Comunidade

Realizado pela Norte Energia, o projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade contribui para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região do empreendimento, oferecendo ações de cidadania, saúde preventiva, educação, educação ambiental, arte, cultura, esporte, inclusão digital, voluntariado e geração de trabalho e renda, criando oportunidades e desenvolvimento socioeconômico para a população do Médio Xingu.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI