Notícias

Moradores do Médio Xingu participam de cursos de capacitação e visam o mercado de trabalho

Moradores do Médio Xingu participam de cursos de capacitação e visam o mercado de trabalho

Moradores do Médio Xingu participam de cursos de capacitação e visam o mercado de trabalho

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os cursos de capacitação têm se tornado uma necessidade tanto para jovens em busca do primeiro emprego quanto para adultos que desejam novas oportunidades de carreira. Os dados do Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mostram que o Brasil vai precisar qualificar 10,5 milhões de trabalhadores nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento até o final de 2023. 

No Pará, só em 2022, cerca de 67 mil pessoas buscaram cursos de capacitação profissional na instituição. Este ano, só no primeiro semestre, já são cerca de 56 mil alunos matriculados.

Um desses alunos é Jairo Sales de Souza, 24 anos, que escolheu o curso de Montador e Reparador de Computadores, por se identificar com a área de Tecnologia da Informação. “Penso que essa área tem crescido no mercado, e é algo que eu posso investir futuramente, para fazer uma graduação e até abrir uma empresa. Hoje, posso ganhar uma renda extra com a reparação de computadores, mas daqui uns anos, imagino o Jairo com seu próprio negócio, buscando não só o desenvolvimento pessoal, mas dando oportunidades de emprego para outras pessoas”, conta entusiasmado.

O curso do qual Jairo participa é ofertado por meio de uma parceria entre a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte e o SENAI, Unidade de Altamira, A iniciativa é parte do projeto de responsabilidade social da empresa, o Belo Monte Comunidade, para oferecer capacitação aos jovens e adultos, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do Médio Xingu. "O projeto Belo Monte Comunidade tem entre seus eixos de atuação a qualificação profissional, além da geração de trabalho e renda. Com estes cursos, oferecemos aos moradores da região a qualificação necessária para que conquistem melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho", destaca Thomás Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia

A formação técnica pode gerar efeitos na renda familiar e transformar vidas. É o que aponta a pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Os profissionais que fizeram cursos técnicos registraram um acréscimo, em média, superior a 21% em suas rendas, em relação a trabalhadores com o mesmo perfil socioeconômico, que concluíram apenas o ensino médio regular, nas regiões Norte e Nordeste. Nas outras regiões, equivale a 17%.

 

Ismael da Silva, 31 anos, morador do bairro Brasília, em Altamira, atua na área de refrigeração desde 2012. Ele buscou o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, também ofertado pelo Belo Monte Comunidade, para agregar conhecimento teórico ao que já realizava na prática. "Vim em busca de conhecimento para me adequar ao mercado de trabalho. No curso, pude adquirir conhecimento para além do que eu já sabia, do que vivo no meu trabalho. Vejo que isso agrega muito à minha carreira profissional, pois estou aprendendo muitas coisas que não tinha visto ainda, como as novas tecnologias. Esta é uma boa oportunidade para crescer", avalia.

Assim como Jairo e Ismael, cerca de 50 alunos estão participando dos dois cursos ofertados gratuitamente pelo Belo Monte Comunidade, frequentando as aulas no Senai diariamente há cerca de dois meses. Até o final do ano mais moradores serão capacitados no curso de Marcenaria de Móveis. "Esse trabalho feito em parceria com a Norte Energia tem sido de grande importância para que as pessoas possam ter uma profissão, um emprego e o seu próprio negócio, levando desenvolvimento para a população na região”, ressaltou João Vieira de Melo Neto, diretor do SENAI de Altamira.

 

Belo Monte Comunidade – O projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade é uma iniciativa da Norte Energia que contribui com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região do empreendimento, oferecendo ações de cidadania, saúde preventiva, educação, educação ambiental, arte e cultura, esporte, inclusão digital, voluntariado e geração de trabalho e renda para milhares de pessoas, criando oportunidades e levando representatividade para a população do Médio Xingu.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI