Notícias

JOVENS E ADOLESCENTES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO SE FORMAM EM CURSO DE PEDREIRO DE EDIFICAÇÕES

JOVENS E ADOLESCENTES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO SE FORMAM EM CURSO DE PEDREIRO DE EDIFICAÇÕES

JOVENS E ADOLESCENTES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO SE FORMAM EM CURSO DE PEDREIRO DE EDIFICAÇÕES

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (19/12), adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) receberam seus certificados de conclusão do curso de Pedreiro de Edificações, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A iniciativa, parceria do SENAI com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon/PA) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), visa possibilitar oportunidades efetivas de inserção produtiva no mercado de trabalho.

O curso teve início em agosto deste ano e foi todo desenvolvido no Laboratório de Construção Civil do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, um dos mais modernos e completos do Brasil. “Nós acreditamos que a educação muda vidas e o trabalho traz dignidade, e é isso que desejamos resgatar nesses jovens e adolescentes por meio dessa iniciativa, gerando oportunidades nesse mercado aquecido que é o da construção civil e, consequentemente, reintegrar esses novos profissionais à sociedade, para que vivam a plena cidadania”, comenta Dário Lemos, diretor regional do SENAI Pará.

O Juiz titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Belém, Vanderlei de Oliveira Silva, destacou a importância da capacitação profissional no processo socioeducativo. “A profissionalização é uma ferramenta para inclusão social e produtiva desses jovens. Esses novos profissionais, que venceram todos os desafios que lhes foram apresentados durante essa trajetória de estudos, agora podem enxergar um futuro com perspectivas reais de sucesso”, comenta.

Um dos articuladores da parceria, o 8º Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Antônio Lopes Maurício, destacou a união entre os parceiros para que a oferta do curso fosse possível. “Hoje é dia de celebrar e agradecer a todos que aceitaram o nosso chamado e agora estão fazendo parte desse momento histórico. Sem dúvidas que essa capacitação preenche uma lacuna de oportunidades e promove o empoderamento e a garantia de direitos fundamentais desses jovens”, destaca.

Arthur Couceiro, presidente do Sinduscon Jovem, representou o Sinduscon-PA na cerimônia. O setor da construção é o que mais emprega em todo o Pará e Arthur frisou as oportunidades que os formandos receberão ao concluir o curso. “Estar em parceria com todas as autoridades aqui presentes é uma grande satisfação para o Sinduscon-PA. A vocês, formandos, deixo claro que o setor da construção está aberto a oportunidades no mercado de trabalho. Vocês saem hoje daqui com a segurança de que podem contar com o nosso Sindicato e todo o corpo de associados. Oportunidade não irá faltar”, conclui.

A cerimônia de formatura ocorreu no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), e contou ainda com a presença do Diretor de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Andrei Miranda, e do corpo técnico do SENAI e do sistema socioeducativo municipal e estadual.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI