Notícias

ALUNAS DO SENAI CRIAM COLEÇÃO INSPIRADA NA MODA INDÍGENA

ALUNAS DO SENAI CRIAM COLEÇÃO INSPIRADA NA MODA INDÍGENA

ALUNAS DO SENAI CRIAM COLEÇÃO INSPIRADA NA MODA INDÍGENA

Cerca de 500 pessoas acompanharam o desfile inédito de moda ancestral realizado no último dia 02 de dezembro, no Partage Shopping, em Marabá. O evento exibiu as peças da coleção especial indígena produzidas pelas alunas do curso Técnicas em Design de Moda, executado pelo SENAI em parceria com o Ponto da Moda, por meio do projeto Raízes Vivas. A proposta da iniciativa foi unir tradição e inovação, tendo como inspiração a moda indígena. Para transformar a inspiração em criação, as alunas fizeram, durante três meses, um estudo profundo das técnicas tradicionais indígenas, dos seus símbolos e cultura. O objetivo era, além de explorar e homenagear as riquezas culturais da região, dar voz e visibilidade à comunidade. Atualmente, existem cerca de 40 aldeias indígenas ao redor de Marabá.

“O resultado desse empreendimento vai além da criação de peças de roupa; ele promove a conscientização sobre a importância da diversidade cultural e da sustentabilidade na indústria da moda. As coleções desenvolvidas pelos alunos refletem a harmonia entre a modernidade e a tradição, proporcionando uma visão autêntica e respeitosa da cultura indígena”, comenta Carliane Saraiva, diretora do SENAI Marabá.

Além de valorizar a cultura indígena, o projeto visa potencializar a geração de emprego e renda das comunidades por meio da qualificação profissional. A cacique Kátia Silene Vandenilson, pertencente a Aldeia Akrãtikatêjê Gavião, diz que a intenção é formar cidadãos indígenas empreendedores. “A gente pretende, já em 2024, estar no mercado com a nossa marca própria, com roupa de qualidade, com a nossa arte cultural, com nosso grafismo. Temos grandes talentos aqui. Tenho um olhar e pensamento de crescimento e esse projeto vem como uma ação sustentável, que pode gerar renda familiar e fortalecer cada vez mais a nossa cultura,” diz. Todas as peças da coleção produzidas no curso do SENAI e apresentadas no desfile foram doadas à Aldeia Akrãtikatêjê Gavião. O desfile se repetiu terça-feira (05), na comunidade. 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI