Concluintes de cursos do Pará Profissional são certificados em Belém

Publicado em 16/03/2018 11:42h

Senai Novidades

Concluintes de cursos do Pará Profissional são certificados em Belém

Na manhã desta quinta-feira (15), foram certificados 33 concluintes de dois cursos realizados em Belém, no âmbito do Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), tendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como unidade executora.

Os cursos foram voltados para atender as demandas de empresas que atuam no setor de distribuição de energia elétrica, as quais possuem dificuldades para encontrar profissionais com essas qualificações. Dessa forma, 16 alunos participaram do curso de “Operador de Guindaste Veicular”, com carga de 160 horas, e 17 alunos da turma de “Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão”, com 208 horas. As turmas iniciaram em dezembro de 2017 e terminaram no final de fevereiro deste ano.

A aluna do curso de “Operador de Guindaste Veicular”, Larissa Muniz, que está desempregada, conta que aproveitou o tempo livre para se qualificar e se aperfeiçoar. Para ela, que foi uma das duas únicas mulheres da turma, o curso oferecido pelo programa Pará Profissional foi uma excelente oportunidade. “Eu já tinha interesse na operação de guindaste, devido a minha experiência na área de transporte com caminhão guincho, então a oportunidade foi excelente. A perspectiva é começar o próximo mês já com a carteira assinada”, prevê Larissa.

Além da qualificação, o Programa Pará Profissional permite que os concluintes dos dois cursos sejam encaminhados para o mercado de trabalho, já que possui uma parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia e Portal do Trabalhador.

O Programa

O Pará Profissional, instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades, a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

O programa oferta cursos de educação profissional e tecnológica em todo o estado, levando em consideração as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e a necessidade de se criar maiores oportunidades de emprego e renda.

A Sectet está com inscrições abertas para 180 vagas de cursos do Pará Profissional. Ao todo são três capacitações que ocorrerão nos meses de março, abril e maio deste ano, nos municípios de Belém, Acará e Anajás. Todas possuem caráter teórico-prático e são dirigidas para apoiar atividades dos setores da agricultura, da construção civil e do comércio de bens, serviços e turismo.

 

Informações e foto: Agência Pará

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
X