Notícias

Unidades do SENAI no Pará realizam Grand Prix de Inovação

Unidades do SENAI no Pará realizam Grand Prix de Inovação

Unidades do SENAI no Pará realizam Grand Prix de Inovação

As unidades do SENAI no Pará estão promovendo neste mês de abril a etapa seletiva do Grand Prix Escolar de Inovação. O torneio visa integrar alunos, docentes e empresas no desenvolvimento da cultura da inovação e soluções para desafios reais da sociedade e/ou indústria local. As três equipes melhores classificadas entre todas as unidades do SENAI participarão da etapa Estadual do Grand Prix, que acontecerá no próximo mês de maio, em Belém, dentro da programação da Feira da Indústria do Pará.
As equipes que participam do Grand Prix de Inovação ficam alocados em um espaço chamado SENAI Lab, onde estão disponíveis todos os materiais e informações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. Lá eles vivenciam uma maratona de inovação aberta, onde as equipes trabalham elaborando os protótipos, projetos e plano de negócio para os desafios lançados pela indústria local.

O SENAI de Parauapebas foi o primeiro a realizar o Grand Prix, com a participação de 300 alunos e 65 escuderias desde o início do processo de seleção, culminando em 9 times finalistas. A equipe vencedora propôs um controlador para ajustes da fatura de energia de uma empresa local. O equipamento monitora e controla a energia usada e potencializa o uso de banco de capacitores para corrigir a energia reativa e usar geração própria nos horários de ponta.

“Foi muito importante para a nosso aprendizado porque somos da parte de operação e com esta metodologia multidisciplinar pudemos ter o entendimento da parte de elétrica, que foi o foco do nosso trabalho. Adquirimos muito conhecimento e experiência criando uma solução para um problema real de uma empresa”, diz o aluno Willian da Silva, membro de uma das duas equipes vencedoras em Parauapebas.

Apoio das indústrias
As empresas que participam como parceiras do Grand Prix também avaliam positivamente o torneio. “É uma honra trabalhar em parceria com o Senai, responsável por qualificar tantos jovens. É bom ouvir as ideias e também compartilhar com eles as nossas vitórias e necessidades. Apoiamos o Grand Prix do conhecimento com muito orgulho”, comenta Rafael Pereira, representante da CTC Construtora, empresa que atua com grandes obras no município de Parauapebas.

Para uma das interlocutoras do Grand Prix no Pará, Amanda Souza, o torneio é um grande ambiente de negócios e captação de demandas para o desenvolvimento de projetos de inovação com o setor industrial. “Acreditamos que este tipo de atividade desperta no aluno SENAI o pensamento no empreendedorismo e inovação, transformando ideias em ações e oportunizando aos envolvidos a vivência no mundo do trabalho por meio das demandas da indústria”, considera a interlocutora.

A avaliação das três equipes vencedoras no Pará será realizada no período de 22 a 24 de abril e o resultado será divulgado no dia 30 também deste mês. As escuderias selecionadas participarão de uma competição aberta ao público na Feira da Indústria, de 15 a 18 de maio, no Hangar, em Belém.

As seletivas dentro das unidades do SENAI seguem até o dia 17 de abril. Veja as datas do torneio nas unidades:
SENAI Parauapebas: 01 a 04 de abril
SENAI Santarém: 08 a 12 de abril
SENAI Marabá: 08 a 11 de abril
SENAI Juruti: 08 a 12 de abril
SENAI Belém (Getúlio Vargas): 09 a 12 de abril
SENAI Belém (CEDAM): 09 a 12 de abril
SENAI Altamira: 09 a 12 de abril
SENAI Bragança: 15 a 16 de abril



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI