Notícias

SESI e SENAI promovem aula inaugural da primeira turma da EJA Profissionalizante em Barcarena

SESI e SENAI promovem aula inaugural da primeira turma da EJA Profissionalizante em Barcarena

SESI e SENAI promovem aula inaugural da primeira turma da EJA Profissionalizante em Barcarena

O SESI e o SENAI estão com uma grande novidade no município de Barcarena. Na noite da última segunda-feira (11) as instituições realizaram, no SENAI do município, a aula inaugural da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. A modalidade é inovadora, por trabalhar com o reconhecimento de saberes, uma metodologia que aproveita a vivência que esses estudantes, a maioria adultos, adquiriram ao longo de sua trajetória de vida.

Ao concluir os estudos, o aluno sai com o diploma do Ensino Médio e mais o certificado de um curso profissionalizante do SENAI, estando assim apto para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos pelo SENAI são: Assistente de Controle de Qualidade, Controlador e Programador de Produção e Eletricista Instalador Residencial.

Segundo o assessor da Gerência de Educação do SESI Pará, Felinto Maués, a EJA Profissionalizante é um curso ofertado por SESI e SENAI no Pará desde 2017, amparado por autorização do Conselho Estadual de Educação. “Ela é diferenciada porque trabalhamos o estudo por área de conhecimento, não mais por disciplinas, e por realizarmos o processo de reconhecimento de saberes. Por exemplo, um aluno que trabalha como pedreiro/mestre de obras, possivelmente tem habilidades para realizar cálculo de áreas, de ângulos, ou uma pessoa que acompanha jornais e lê pode apresentar mais desenvoltura com textos, então todo esse conhecimento acumulado ao longo da vida é aproveitado. Isso é interessante porque incentiva o aluno ao recomeço, por entender que todo esse tempo “parado” não foi em vão,” esclarece.

Importante polo industrial do estado, a cidade de Barcarena tem destaque também por sua zona portuária, demandando assim trabalhadores com o perfil para atender essas áreas. O Diretor de Operações de SESI e SENAI, Raphael Barbosa, explica que a EJA Profissionalizante casa muito bem com o perfil de estudantes que por algum motivo não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos. “Hoje sabemos que o grande problema da juventude é a falta de qualificação para que consigam ingressar no mercado de trabalho. O SESI e o SENAI apresentam esta oportunidade ímpar para que estes alunos consigam ter uma formação de qualidade em áreas com grande carência de mão-de-obra na região. Desta forma, otimizamos a perspectiva de geração de emprego e renda para estas pessoas”, pondera.

“Essa formação é um divisor de águas para os alunos do SENAI, principalmente nesse cenário de pandemia, com essa recessão que o país está vivendo, acho que é interessante pensar em investir em educação. É um momento salutar porque você pode repensar outros objetivos de vida”, diz o Gerente de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira. “Outra possibilidade é o aluno poder seguir uma carreira acadêmica, quem sabe cursar uma universidade, posteriormente uma pós-graduação. A gente precisa pensar na educação como um investimento diário”, completa.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI