Notícias

SENAI realiza aula inaugural da segunda fase da EJA Profissionalizante

SENAI realiza aula inaugural da segunda fase da EJA Profissionalizante

SENAI realiza aula inaugural da segunda fase da EJA Profissionalizante

O SENAI Pará realizou ontem (07/08) a aula inaugural da segunda fase da EJA Profissionalizante, inédita modalidade de ensino à distância (EaD) realizado em parceria com o SESI local. Depois de serem aprovados na primeira etapa, que foi o reconhecimento de saberes desenvolvido pelo SESI, agora os 96 alunos irão aprender uma profissão em um dos três cursos disponíveis pelo SENAI: Desenhista de Produtos Gráficos Web, Eletricista Instalador Residencial e Controlador e Programador de Produção.

O EJA Profissionalizante é um projeto inovador e desenvolvido como piloto em três estados – Bahia, Pará e Santa Catarina. Os alunos iniciam o ensino médio no SESI a partir do reconhecimento de saberes, que envolve uma série de procedimentos realizados com a participação de especialistas de cada área do conhecimento – linguagens e códigos; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza. A metodologia permite reduzir a grade horária com base no reconhecimento de conhecimentos prévios e com um currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos. Quando concluírem as etapas da educação básica e educação profissional, os alunos receberão certificado de conclusão do ensino médio e do curso de qualificação profissional.

“A evasão dos alunos foi mínima na primeira fase da EJA, quando comparado à rede pública de ensino, que chega a 90%. Isso mostra que esta metodologia, que busca entender a realidade do aluno de maneira individual e se adequando a ela é muito eficaz. Os alunos e toda a equipe envolvida neste trabalho estão de parabéns”, comemora Márcia Arguelles, gerente de Educação do SESI Pará.

Nesta segunda etapa da EJA Profissionalizante, os estudantes terão 80% de aula à distância, com acesso à sala de aula virtual via internet, e 20% de aula presencial, nas escolas SENAI Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM) e SENAI Getúlio Vargas. A conclusão dos cursos será em outubro. “Nós estamos muito felizes e ansiosos para receber estes alunos, com o desejo de que esta etapa seja tão bem-sucedida como a primeira”, declara Lúcia Peres, diretora de Operações do SENAI Pará.

Aprovado na primeira etapa do projeto, Neres Neves, de 42 anos, vai iniciar o curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web. Ele comemora a oportunidade que SESI e SENAI estão proporcionando. “Tenho este projeto como a grande oportunidade da minha vida para concluir o ensino médio e, de bônus, ainda sair com um certificado de curso do SENAI. Tenho muita confiança nestas duas instituições que têm certificado reconhecido internacionalmente. Conto com esta qualificação para crescer profissionalmente”, diz Neves.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI