Notícias

SENAI promove um dia de imersão na Indústria 4.0

SENAI promove um dia de imersão na Indústria 4.0

SENAI promove um dia de imersão na Indústria 4.0

Termos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada se tornarão cada vez mais frequente nos meios de conversas de amigos e familiares. Isso porque eles constituem a essência da chamada Indústria 4.0 ou 4º Revolução Industrial, que, diferentemente das três primeiras, vem sendo anunciada de forma antecipada. A Indústria 4.0 é a integração entre o mundo físico e o virtual através de tecnologias digitais e deve ser responsável por mudanças significativas no setor produtivo nos próximos anos, com impactos expressivos no mercado de trabalho.

Com o objetivo de esclarecer sobre este assunto que ainda é novidade para muita gente, o SENAI-PA realizou ontem (12) um dia inteiro de atividades gratuitas para empresários e comunidade. A programação envolveu mesa-redonda e palestra com especialistas e workshops tecnológicos voltados para mulheres, pessoas com mais de 40 anos e adolescentes. Assim, os participantes puderam sentir, na prática, como acontece o processo de automatização de uma empresa, como programar um circuito de robótica e como controlar uma indústria a quilômetros de distância por meio de aplicativos, por exemplo.

A pedagoga Quezia Alencar participou com suas duas filhas do workshop Teen-Tech, voltado para o público adolescente, e acabou se envolvendo bastante. “Minhas filhas praticamente já nasceram neste ambiente e eu sei que preciso imediatamente me inserir, pois já estamos vivendo esta nova revolução. Hoje com certeza quem aprendeu mais fui eu”, comenta a pedagoga. “O que eu mais gostei foi de entender como se monta os robôs e como ele pode ser útil em nosso dia a dia”, complementa Ester Alencar, de 9 anos, que sonha ser astrônoma.

Para os empresários locais, a grande atração foi a mesa redonda com cases de indústrias locais e a palestra com Silvio Meira, um dos principais especialistas em indústria 4.0 do país, que destacou a rapidez dos avanços desta nova revolução. “O mundo está mudando muito rapidamente. As fábricas estão se comunicando, os produtos estão se comunicando. A minha geladeira e meu carro conversam comigo. E em 2030 viveremos um mundo de tecnologia que hoje não podemos nem imaginar. Por isso, todos nós precisamos estar antenados com o que está acontecendo agora, caso contrário ficaremos totalmente perdidos no futuro. E no segmento industrial, quem não buscar evoluir, vai ficar muito para trás”, disse Meira.

A Pipolândia, indústria de salgados localizado na Região Metropolitana de Belém, começou a ingressar no universo 4.0. O Analista de Business Intelligence da empresa, Vinícius Pereira, explica que estão na fase de enxugar os processos da produção e intensificar o investimento em tecnologia. “Já estamos trabalhando com um novo sistema que centraliza todas as informações relacionadas à produção, contabilidade em um só ambiente. Este é apenas o início do processo, mas a ideia é sempre avançar para não perder espaço no nosso segmento”, diz Pereira.

"A ideia de realizar este evento é mostrar que a Indústria 4.0 faz parte do nosso cotidiano e que ela é alcançável para as indústrias paraenses, com pouco investimento. O que precisa, primeiramente, é ter consciência de que é preciso mudar, procurar soluções, e o SENAI, por meio de seus serviços de tecnologia e inovação, pode contribuir neste processo”, finaliza Dário Lemos, diretor regional do SENAI Pará.

CURSO GRATUITO 

Ainda dentro deste cenário, o SENAI está ofertando o curso online gratuito “Desvendando a Indústria 4.0”, que tem como objetivo apresentar ao aluno uma introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias que suportam a 4ª revolução. O curso possui certificado de 20 horas. FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI