Notícias

SENAI PARAUAPEBAS É RECONHECIDO NACIONALMENTE POR INOVAR NA EDUCAÇÃO

SENAI PARAUAPEBAS É RECONHECIDO NACIONALMENTE POR INOVAR NA EDUCAÇÃO

SENAI PARAUAPEBAS É RECONHECIDO NACIONALMENTE POR INOVAR NA EDUCAÇÃO

A educação é um dos grandes setores afetados pela pandemia do novo coronavirus. Instituições, profissionais de educação, alunos e pais estão tendo que se readaptar a esta nova realidade, sendo a internet a grande aliada, meio pelo qual os conteúdos são distribuídos e as aulas realizadas em salas virtuais. Mas neste novo cenário não basta ter boa conexão e professores que dominem as ferramentas. É necessário repensar também a metodologia de ensino.

 Dentro desse contexto, e no auge da pandemia, o SENAI de Parauapebas optou pela criatividade para continuar as aulas no formato on-line. Para isso, lançou mão da gamificação, metodologia de ensino baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios, etc) em contextos que não são jogos. O conceito, que não surgiu na pandemia e pode ser aplicado em diversas áreas, vem ganhando bastante relevância na educação em consequência da necessidade do isolamento social.

E o que inicialmente foi pensado para enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia, acabou também dando destaque para a unidade. Por causa da metodologia implementada, o SENAI de Parauapebas foi um dos selecionados pelo Programa SENAI de Prática Pedagógica para participar do Workshop “Gamificação na Escola Digital”. A iniciativa é do SENAI Nacional em parceria com a Seppo, empresa finlandesa, descobridora e especializada em gamificação e engajamento de pessoas.

Com esta seleção, os docentes do SENAI ganharão uma licença individual da Seppo por um ano, com uso ilimitado em termos de número de jogos criados. ”Participar desse workshop é uma mudança de patamar, aumenta o nosso próprio grau de exigência. E nossa ideia é sempre essa, animar nossos colaboradores e alunos a acreditarem nessas conquistas, a inovar, a deixar nossa escola mais digital, mais evoluída, acompanhando as mudanças educacionais”, finaliza Rudson Maciel, coordenador do SENAI de Parauapebas e um dos incentivadores da gamificação na unidade.

Metodologia para os novos tempos

O diretor do SENAI Parauapebas, Felipe Francês, diz que os novos recursos foram fundamentais na retomada das aulas, ainda que a distância. “Vivemos um momento totalmente atípico, que afeta vários aspectos, até psicológicos, das pessoas. Então, nós sabíamos que era preciso primeiro motivar os professores e os alunos para seguirmos a vida escolar, e essa maior interação que a gamificação possibilita foi essencial nesse processo. Todo nosso corpo pedagógico e docente abraçou a causa e o resultado foi maravilhoso”, relata o diretor.

Entre as propostas do conceito de gamificação, os docentes do SENAI de Parauapebas implementaram, entre outros recursos digitais, palavras cruzadas, Kahoot it, mentimeter, simuladores e caça-palavras. Uma pesquisa de opinião feita pela escola mostra que o novo modelo educacional deu certo: o índice de satisfação dos alunos atingiu a marca de 97%.

Willian Silva, aluno do curso técnico em Eletromecânica, compõe essa estatística dos que estão satisfeitos. “Esse novo modelo de aula foi fundamental para nos deixar animados neste momento de pandemia. E as aulas nada deixaram a desejar quando comparadas as presenciais, pelo contrário, o SENAI não deixou a peteca cair e os professores continuaram empenhados em manter a excelência. Tem sido bastante proveitoso para os alunos”, diz o jovem de 23 anos.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI