Notícias

SENAI, EM PARCERIA COM O SINDUSCON/PA, OFERTA CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

SENAI, EM PARCERIA COM O SINDUSCON/PA, OFERTA CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

SENAI, EM PARCERIA COM O SINDUSCON/PA, OFERTA CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O SENAI Pará, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), lançou o Programa SENAI Qualifica – Construção Civil, voltado para a formação de profissionais nas diversas áreas da Construção, setor que mais vai demandar profissionais qualificados no Pará nos próximos anos, segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, do Observatório Nacional da Indústria.

O lançamento do Programa foi realizado na manhã dessa sexta-feira (10), na unidade do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, local onde os cursos serão executados, e contou a presença de empresários do setor da construção. Também foi realizada uma visita técnica pelos laboratórios da escola, conduzida pelo diretor regional do SENAI, Dário Lemos, junto com o presidente executivo da FIEPA, José Maria Mendonça e o vice-presidente da FIEPA e presidente do Sinduscon, Alex Carvalho.

“Estamos felizes em poder receber essa visita do setor da construção, com tantos empresários da área, para reforçar o que o SENAI pode oferecer em soluções e aumento de competitividade por meio da qualificação profissional. Estamos sempre abertos para dialogar e contribuir com todos os segmentos do setor produtivo industrial”, destaca Dário Lemos, diretor regional do SENAI Pará.

Nessa primeira etapa do Programa, serão disponibilizadas 180 vagas gratuitas em quatro rotas de aprendizagem. As oportunidades são para os cursos de Pintor de Obras Imobiliárias, Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Predial e Instalador Hidráulico Predial, sendo que cada área contempla quatro certificações. Os cursos têm carga horária total de 220 horas. Para participar das capacitações, o interessado deve ser maior de 18 anos e ter o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) como escolaridade mínima.

O presidente do Sinduscon e vice-presidente da FIEPA, Alex Carvalho, destaca a importância da qualificação profissional para atender a demanda do setor de construção, que responde por quase 80.000 trabalhadores no Estado do Pará. “Sabemos que haverá um crescimento consolidado no setor, e com isso a demanda por mão de obra vem muito forte também na mesma proporção. Então nós precisamos estar preparados para que as pessoas que tenham interesse de ingressar no segmento da construção civil, possam estar de forma qualificada, e aqueles que já estão trabalhando, possam agregar conhecimento, qualificar o seu trabalho e melhorar a sua renda e a sua qualidade de vida”, considera Alex Carvalho.

As pré-inscrições vão de 10 a 30 de junho, pelo site do SENAI. As aulas iniciam no dia 08 de agosto, no SENAI Getúlio Vargas, em Belém, nos turnos da tarde (Pintor de Obras Imobiliárias e Pedreiro de Alvenaria) e noite (Eletricista Predial e Instalador Hidráulico Predial).

CERTIFICAÇÕES AGREGADAS AOS CURSOS:

Pintor de Obras Imobiliárias - (CH: 160h)
Desenho Arquitetônico - (CH: 20h)
Técnicas em Construção a Seco (Drywall) - (CH: 20h)
Técnicas em Textura - (CH: 20h)

 

Pedreiro de Alvenaria - (CH: 160h)
Desenho Arquitetônico - (CH: 20h)
Técnicas em Aplicação de Revestimento Cerâmico - (CH: 20h)
Técnicas em Acabamentos de Alvenaria - (CH: 20h)

 

Eletricista Predial - (CH: 160h)
Desenho Arquitetônico - (CH: 20h)
Técnicas em Automação Predial - (CH: 20h)
Leitura de Projetos Elétricos - (CH: 20h)

 

Instalador Hidráulico Predial - (CH: 160h)
Desenho Arquitetônico - (CH: 20h)
Técnicas em Reparos de Acessórios Hidráulicos Prediais - (CH: 20h)
Técnicas em Tubulações PPR - (CH: 20h)

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI