Notícias

SENAI e parceiros certificam alunos de curso inédito de Tubulação a Gás

SENAI e parceiros certificam alunos de curso inédito de Tubulação a Gás

SENAI e parceiros certificam alunos de curso inédito de Tubulação a Gás

O SENAI realizou nesta terça-feira (18) a certificação dos concluintes do curso de Instalador Predial de Tubulação a Gás, inédito na região Norte do Brasil. A qualificação teve duração de 160h e foi desenvolvido em parceria com as empresas Amanco, Paragás, SENAI Departamento Regional de São Paulo e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) - por meio do Programa Pará Profissional. As aulas foram executadas na unidade do SENAI Getúlio Vargas.

Na qualificação, os alunos desenvolveram conhecimentos e habilidades técnicas referentes as instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga, seguindo normas e procedimentos técnicos de saúde e segurança no trabalho, qualidade e preservação do meio ambiente. Para Laerte Cumino, profissional com mais de 30 anos de experiência na área e responsável pelas aulas práticas do curso, o mercado de trabalho da nossa região necessita desta mão de obra qualificada. “Hoje muitos dos que trabalham na instalação e/ou manutenção destes sistemas de tubulação a gás são curiosos, e isto não é o ideal. Então, os alunos desta primeira turma saem daqui com grande possibilidade de conseguirem uma oportunidade de emprego”, destaca Cumino.

O fruto da qualificação foi imediato para Rogerio Teixeira, que após vários anos fora do mercado formal, conseguiu um emprego em uma empresa que atua na área de gás. “Eu estava desempregado há bastante tempo e graças a Deus consegui um emprego na área que acabo de me formar. Melhor coisa foi conseguir um emprego e finalizar este ano e entrar o próximo trabalhando. Eu só tenho a agradecer a estes parceiros pela oportunidade”, diz o profissional.

Para o diretor de educação profissional e tecnologia da Sectet, Luis Blasques, o sucesso dos concluintes dos cursos ofertados pelo Pará Profissional é graças a um trabalho prévio de pesquisa de mercado. “A proposta do Pará Profissional foi sempre buscar oferecer cursos que realmente terão demandas nas regiões onde estão sendo ofertados, o que é o caso deste de Tubulação a Gás. E, para isso, muita das vezes não dá para ofertar cursos já prontos, mas criar estruturas para que as qualificações sejam realizadas. E neste sentido o SENAI sempre nos apoiou. O resultado deste esforço é que é alto o índice de aceitação dos profissionais no mercado, justamente por trabalharmos com pesquisa de demanda, atuando estrategicamente”

O Programa Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, é coordenado Sectet e se caracteriza por ser um dos instrumentos de combate à desigualdade inter-regional no estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. O SENAI é o principal parceiro do Programa: só este ano, realizou 3.500 matrículas, formando 169 turmas em mais de 50 diferentes cursos.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI