Notícias

SENAI certifica internos do Complexo de Americano

SENAI certifica internos do Complexo de Americano

SENAI certifica internos do Complexo de Americano

“Este certificado representa a esperança de um futuro melhor, de oportunidades”. O depoimento é da Maria das Graças Monteiro, mãe de um dos formandos de cursos realizados pelo SENAI no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel. No total, 37 internos do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola foram beneficiados. A cerimônia de certificação ocorreu nesta segunda-feira (02), em Americano.

Os cursos aconteceram de novembro de 2019 a janeiro de 2020, executados por meio da Unidade Móvel de Construção Civil do SENAI, contemplando quatro áreas:  Pintura Predial, Eletricista, Carpinteiro e Encanador. Muitos detentos realizaram mais de um curso, somando 77 certificados no total. O trabalho foi realizado em parceria com a Igreja Universal e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Durante os cursos, os alunos aprenderam todos os principais processos do trabalho da construção civil como acabamento, instalação elétrica, hidráulica e pintura, entre outras coisas. As aulas práticas foram executadas em construções e reparos nos espaços do Complexo Penitenciário. “Essa capacitação é primordial para nossa qualificação para que, quando sairmos, possamos ter um meio para sustentar nossas famílias de maneira honesta”, diz Neemias dos Santos, orador da turma.

O trabalho do SENAI em presídios já dura mais de 20 anos, com atuação em diversos municípios do Pará. “O SENAI acredita que a educação transforma as vidas, famílias e, consequentemente, a sociedade. Com este certificado em mãos, que é reconhecido no mundo todo, estes detentos potencializam as suas chances de reinserção no mercado de trabalho, contribuindo como cidadão e, claro, se sentindo uteis para mudarem os seus destinos também”, considera o diretor do SENAI Getúlio Vargas, Welson Corrêa, que representou a diretoria regional no ato.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI