Notícias

SENAI Barcarena certifica novos profissionais pelo Programa Emprega Mais

SENAI Barcarena certifica novos profissionais pelo Programa Emprega Mais

SENAI Barcarena certifica novos profissionais pelo Programa Emprega Mais

O SENAI, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, certificou, nesta quarta-feira (27), 52 alunos concluintes de cursos realizados por meio do Programa Emprega Mais, do Ministério da Economia. O objetivo da iniciativa é promover a qualificação de jovens e trabalhadores em geral, visando a inserção desta mão de obra qualificada no mercado de trabalho. 

As capacitações, realizadas na unidade do SENAI Barcarena, foram nos cursos de Almoxarife (14 concluintes), Eletricista de Manutenção Industrial (16 concluintes) e Operador de Logística Portuária (22 concluintes). Com os certificados em mãos, os novos profissionais saem na frente pela busca por oportunidades no mercado profissional. 

O Emprega Mais atua tanto para qualificar profissionais desempregados para que possam voltar ao mercado de trabalho, como para requalificar trabalhadores da indústria. A iniciativa tem o objetivo de promover a geração de emprego e o incremento da produtividade. 

Para o Diretor Regional do SENAI, Dário Lemos, o Emprega Mais é fundamental para o desenvolvimento do setor produtivo e para a geração de renda para a população. “O programa é importante porque, a partir da qualificação, as pessoas que estão sem emprego potencializam suas chances de entrar no mercado de trabalho formal ou como empreendedores. Também ganha a indústria, que tem à disposição pessoas cheias de ânimo para mostrar serviço e muito bem preparadas para exercer sua função com a técnica aprendida com excelência no SENAI”, destaca Lemos.

Renato Ogawa, prefeito de Barcarena, reforça a importância do Emprega Mais para o desenvolvimento do município e para a mudança de vida das pessoas. ”Cremos que através desse projeto vamos abrir portas para que a nossa população consiga ingressar no mercado de trabalho e ter esperança por dias melhores. Agradeço ao SENAI pelo apoio e por entender que nós temos objetivos iguais, que é levar conhecimento e expandir as oportunidades para nossos jovens e para as famílias desse município”, diz o prefeito.

Josiane Costa foi uma das contempladas pelo programa e agora vive a expectativa de voltar ao mercado profissional. “O curso foi bem intenso, foi preciso muito esforço, mas o que vale, no final de tudo, é o conhecimento que a gente leva. Quando as oportunidades aparecem, como essa do SENAI em parceria com o programa Emprega Mais, temos que agarrar para não ficar pra trás no mercado de trabalho”, conta a nova profissional da área de almoxarifado. 

Como participar

As micros, pequenas e médias empresas (até 499 empregados) podem aderir ao programa em duas modalidades - Emprega Mais Voucher Requalifica e Emprega Mais Voucher Novo emprego - indicando funcionários para requalificação ou qualificando novos profissionais. Já as grandes empresas podem aderir apenas à modalidade qualificação de desempregados (Emprega Mais Voucher Novo emprego). O número de vouchers varia de acordo com o porte da empresa e o número de vagas disponíveis no SENAI.

O cadastro deve ser feito no SITE, na categoria “para empresa”. As ofertas de cursos serão distribuídas entre as unidades do SENAI em Belém, Barcarena, Castanhal, Juruti, Marabá, Parauapebas, Santarém, Bragança e Paragominas. Nas duas modalidades do programa, trabalhadores e desempregados serão capacitados em habilidades socioemocionais, as chamadas soft skills. Eles terão acesso a cursos do SENAI criados recentemente dentro do esforço feito pela instituição em estar à altura das transformações da indústria 4.0.

Para a pessoa física que deseja se inscrever nos cursos gratuitos disponíveis, deve acessar o mesmo site, ir na opção “Para você”, selecionar o Estado do Pará e procurar, no campo “cursos gratuitos”, as ofertas feitas pelas empresas participantes do programa.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI