Notícias

Pará terá que qualificar 189.622 trabalhadores em profissões industriais até 2023

Pará terá que qualificar 189.622 trabalhadores em profissões industriais até 2023

Pará terá que qualificar 189.622 trabalhadores em profissões industriais até 2023

O estado do Pará terá de qualificar 189.622 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo SENAI, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (27%), estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo, estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

Além de subsidiar a oferta de cursos do SENAI Pará, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado. “O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

O diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, ressalta que é praxe a instituição trabalhar com o olhar atento para o presente e para o futuro. “As demandas de formações citadas pelo Mapa do Trabalho ratificam isso, pois são as áreas que investimos nos últimos anos, com modernização de nossos laboratórios e capacitações dos nossos instrutores, justamente pensando neste novo cenário de empregos para o Pará. O SENAI está preparado para ser um formador desta vasta demanda”.

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS – As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica no Pará são transversais (como por exemplo cursos de técnico em informática para internet, técnico em meio ambiente e técnico em automação ou os cursos relacionados à indústria 4.0); energia e telecomunicações; metalmecânica; construção; e eletroeletrônica. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Cursos técnicos têm carga horária de 1.200h e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma acreditado em todo o território.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.  As áreas que mais vão exigir a capacitação de trabalhadores com esse tipo de formação, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 serão

Segundo o Mapa, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão mecânicos de manutenção de máquinas industriais e eletricistas de manutenção eletroeletrônica

Em relação ao nível superior, as áreas de gestão, informática e construção serão as que mais vão precisar qualificar profissionais no período de 2019 a 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho

METODOLOGIA - O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do SENAI.

Na opinião de Rafael Lucchesi, conhecer as necessidades do mercado é fundamental para o planejamento da oferta de formação profissional. “O SENAI é referência em educação profissional porque está alinhado com as necessidades da indústria e mantém seus cursos atualizados com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia”, explica.

A instituição possui o Modelo SENAI de Prospecção, que permite prever quais serão as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho em um horizonte de cinco a dez anos. A metodologia já foi transferida a instituições de mais de 20 países na América do Sul e no Caribe. O método foi apontado ainda pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplo de experiência bem-sucedida na identificação da formação profissional alinhada às necessidades futuras das empresas.

Inovação - O SENAI Pará disponibiliza uma série de recursos e programas que auxiliam no aprendizado e incentivam a inovação. São simuladores, bibliotecas virtuais, aplicativos, entre outras plataformas e eventos que deixam o ensino mais atrativo e integrador para alunos e professores.

“A tecnologia traz mudanças muito rápidas e precisamos estar atentos e nos adiantando para garantir que nossos alunos estarão preparados para o que tem de mais novo no mercado de trabalho. Isso para que garantamos a total adequação para as tecnologias presentes nas profissões atuais e já abrir caminho para as ocupações do futuro”, finaliza o gerente de Educação do SENAI Pará, Davis Siqueira.

Meu SENAI - Projeto em parceria com Google, é o portal nacional para apoio à prática pedagógica, que conecta docentes e alunos, através de uma conta única, às ferramentas do Google Educacional. A inovação proporciona integração, personalização e compartilhamento de informação entre professor e aluno, dando agilidade e ampliação ao universo do conhecimento.

Algumas tecnologias e estratégias educacionais do SENAI
Estante Virtual de Livros Digitais
Ambiente que permite acessar as séries e coleções de livros didáticos. São mais de 1000 exemplares que podem ser acessados por dispositivos conectados à internet, como desktop, tabletes e smartphones.
Acesse aqui!

Mundo SENAI
Ferramenta de Orientação Profissional que ajudará os jovens e interessados a identificar quais os cursos do SENAI que melhor se encaixam no seu perfil, permite acesso a uma grande variedade de cursos e informações personalizadas.
Acesse aqui! e na PlayStore.

Simuladores
São recursos virtuais integrados aos pacotes Scorms (conteúdos eletrônicos estruturados) que permitem ao aluno experienciar situações de aprendizagem que os aproximam da realidade.

Estratégias Educacionais
Lean Educacional: projeto integrante do Programa SENAI + Produtivo, visa a otimização do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas oficinas por meio da eliminação de desperdícios (espera, excesso de processamento, movimentação, transporte, intelectual e retrabalho).

Saga SENAI de Inovação: Tem como objetivo estabelecer um itinerário (Grand Prix, Desafio SENAI de Projetos Integradores - DSPI e Inova) a ser percorrido pelos alunos, com ações e atividades que transpassam à sala de aula, desenvolvendo o comportamento empreendedor e inovador, aproximando assim o aluno da prática industrial pela prática pedagógica.

*SolidWorks: O SENAI Pará disponibiliza em seus cursos técnicos aulas de desenho assistido por computador, por meio do software SolidWorks. A ferramenta possibilita aos alunos o conhecimento de projeto e engenharia necessários para se tornar um profissional com diferencial competitivo e construir uma carreira de sucesso.

SAIBA MAIS SOBRE O ESTUDO COM DADOS NACIONAIS:
>> No Brasil, profissões ligadas à tecnologia terão alto crescimento até 2023

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Superintendência de Jornalismo da CNI

(61) 3317-9578 / 9825
imprensa@cni.org.br

SITE
http://www.portaldaindustria.com.br/

REDES SOCIAIS
https://twitter.com/CNI_br
https://www.facebook.com/cnibrasil
http://www.youtube.com/user/cniweb

IMAGENS
https://www.flickr.com/photos/cniweb/



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI