Notícias

Mais de 90% dos brasileiros aprovam atuação de SESI e SENAI

Mais de 90% dos brasileiros aprovam atuação de SESI e SENAI

Mais de 90% dos brasileiros aprovam atuação de SESI e SENAI

Quanto mais os brasileiros conhecem, mais aprovam a atuação do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, realizada pelo Ibope. Entre os entrevistados que afirmam conhecer bem as instituições, 94% consideram o SENAI ótimo ou bom e 93% afirmam o mesmo em relação ao SESI.

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores. Apenas em 2017, a entidade realizou 2,3 milhões de matrículas. 

No Pará, o SENAI completou, em 2018, 65 anos de atuação, período em que já capacitou cerca de um milhão de pessoas para o mercado de trabalho e contribuiu com inúmeros serviços para a indústria local. Só este ano, foram realizadas 59.500 matrículas em Educação Profissional, 251 Serviços Tecnológicos Prestados e 1.481 empresas atendidas. Para alcançar estes objetivos, o SENAI Pará conta com 14 unidades fixas, entre elas o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais, especializado em pesquisa aplicada no segmento mineral.

Nos locais onde não possui unidade fixa, o SENAI chega por meio das suas 15 Unidades Móveis, laboratórios itinerantes com estrutura e equipamentos modernos que têm como principais características a flexibilidade para atender todos os 144 municípios paraenses, levando cursos até às indústrias ou comunidades de difícil acesso. Em 2018, o SENAI realizou 2.129 atendimentos por meio das Unidades Móveis, em cerca de 30 municípios paraenses. A cada ano o SENAI Pará também avança na oferta de Serviços de Tecnologia e Inovação para as indústrias. São ações destinadas à criação, à inovação e/ou à melhoria de processos e produtos ou ao desenvolvimento de conhecimentos e informações sobre os mesmos bem como à certificação de produtos e processos.

O SESI oferece uma educação de excelência voltada para o mundo do trabalho e serviços de segurança e saúde no trabalho a indústrias de todo o país. Em 2017, foram realizadas cerca de 1,6 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada e educação de jovens e adultos a trabalhadores e dependentes em todo o Brasil. Mais de 50 mil indústrias foram atendidas com programas de segurança e saúde no trabalho que beneficiaram 4 milhões de pessoas.

No Pará, o SESI completará 70 anos em 2019. Atualmente possui mais de 700 funcionários em seu quadro funcional, distribuídos em 14 unidades fixas e atuando de maneira transversal nas áreas de Educação, Saúde e Segurança da Indústria e Cultura, Esporte e Lazer. Com modelo educacional diferenciado, as escolas SESI unem os conteúdos tradicionais, como disciplinas de português, matemática e ciências a projetos educacionais inovadores que abrangem informática, robótica e empreendedorismo. Em 2018, mais de 61 mil pessoas foram matriculadas ou beneficiadas com ações educativas realizadas pela Rede SESI de Educação no Pará.

No campo de Saúde e Segurança do Trabalho, o SESI é a marca mais lembrada em ginástica laboral e medicina ocupacional em todo o Brasil. Somente no Pará, em 2018, atendeu realizou mais de 1.390 a empresas em unidades fixas e 17 unidades móveis, totalizando cerca de 20 mil atendimentos. Ao longo do ano o SESI realiza uma série de atividades de cultura, esporte e lazer em Belém e nos municípios onde possui unidades. Passeios ciclísticos, corridas, caminhadas e demais eventos sociais totalizaram quase 130 mil participantes neste ano.

Juntos, SESI e SENAI empregam, no Pará, 1.133 pessoas, possuem 28 unidades fixas, sendo 9 escolas, 35 unidades móveis e têm potencial para atuar em todos os municípios do estado, com educação profissional e básica, saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para o setor produtivo e para a população.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI