Notícias

Jovens aprendizes iniciam atividades na maior produtora de bauxita do Brasil

Jovens aprendizes iniciam atividades na maior produtora de bauxita do Brasil

Jovens aprendizes iniciam atividades na maior produtora de bauxita do Brasil

Erilane Silva dos Santos, 22 anos, da comunidade quilombola Boa Vista, é uma das dezenas de jovens que participará da nova edição do Programa Jovem Aprendiz, realizado pela Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora de bauxita do Brasil que opera em Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Esta iniciativa tem como propósito disponibilizar aos jovens da região a primeira experiência profissional, proporcionando uma formação de qualidade, que envolve aulas teóricas e atividades práticas nas áreas operacionais e administrativas da empresa.

A motivação de Erilane para participar do Programa Jovem Aprendiz ocorreu depois de ouvir os relatos de seus primos, que participaram da turma anterior do Programa. “Meus primos aqui do Boa Vista falaram que esse programa é um ‘empurrão’ para a gente entrar no mercado de trabalho”, conta.

Animada com as experiências dos primos, ela se inscreveu e foi selecionada para o curso de eletricista de manutenção industrial. “Minha expectativa é aproveitar bastante esse programa de formação porque vou poder aprender teoria e prática e, depois da formação, estar preparada para oportunidades de trabalho nesta área”, declara.

Neste novo ciclo do programa, as vagas estão sendo distribuídas nos cursos de eletricista de manutenção industrial e operador de manutenção de máquinas industriais, que foram disponibilizadas oportunidades para 18 comunidades vizinhas à MRN. Kevin Patrick Souza, 20 anos, também é da comunidade do Boa Vista, mas reside em Porto Trombetas. Ele sempre teve interesse em ser selecionado pelo programa, incentivado pelos amigos que já participaram, pois observa como uma grande oportunidade de aprendizado em uma grande corporação. Para ele, a participação no Jovem Aprendiz vai contribuir para avançar no sonho de tornar-se um engenheiro de produção. “Vou participar da turma do curso de eletricista de manutenção industrial. Eu acredito que vou aprender vários conhecimentos neste curso profissionalizante, que vão somar para a minha formação e carreira profissional”, comenta.

As turmas iniciam a integração este mês. A formação tem duração de um ano, realizado em quatro horas diárias. Luciane Mello, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da MRN, reforça que o Jovem Aprendiz proporciona, além do aprendizado profissional, benefícios como bolsa auxílio, plano de saúde, seguro de vida e transporte. “Esse modelo viabiliza que os jovens dediquem-se e façam melhor aproveitamento deste programa de formação, contribuindo para deixá-los mais habilitados para oportunidades profissionais em áreas técnicas, incentivando também sua evolução educacional”, destaca.  

Natanael de Souza, 22, da comunidade Lago do Ajudante, conta que sempre teve afinidade com as áreas de Elétrica e Mecânica, o que o motivou a buscar uma oportunidade no Programa Jovem Aprendiz. Ele será um dos participantes da turma de eletricista de manutenção industrial. “Espero que este curso profissionalizante traga mais aprendizados e práticas na área de eletricista. Acho que pode ser também uma porta de entrada profissional para mim no mercado de trabalho”, declara.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI