Notícias

Jornada Pedagógica discutiu educação profissional no Brasil e no Mundo

Jornada Pedagógica discutiu educação profissional no Brasil e no Mundo

Jornada Pedagógica discutiu educação profissional no Brasil e no Mundo

Cerca de 300 docentes, coordenadores pedagógicos, técnicos e gestores do SENAI Pará participaram, ontem e hoje (25 e 26), da 3ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. O evento contou a participação de importantes nomes da educação nacional e internacional e promoveu o debate sobre temas relevantes da educação profissional no Brasil e no mundo.

A Jornada Pedagógica foi realizada em Brasília, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), para um público de 250 pessoas, e teve transmissão via internet para 400 unidades do SENAI, em todos os estados. No total, mais de 7 mil profissionais participaram da programação. Nomes como a pesquisadora de futurismo, Jaqueline Weigel; o biólogo e comunicador científico Átila Iamarino; a educadora irlandesa Kathleen O’Hare; e o pesquisador Silvio Meira lideraram as discussões.

A ideia do evento foi instituir um espaço para discussão e realização de ações colaborativas voltadas à construção de soluções aos novos desafios impostos à educação profissional e fortalecer a atuação em rede. “Estes encontros são importantes porque nos ajudam a desenvolver soluções de maneira mais estratégicas e também nos possibilitam a troca de experiência. A partir das ações definidas durante a Jornada vamos avançar para as aplicações em nossas unidades, considerando sempre as nossas particularidades”, diz o gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira.

Jimmy Hendrex, instrutor na área de Mecânica do SENAI, também aprovou a metodologia. Para ele, a atualização de informações é fundamental para a prática educacional. “Estamos mergulhando no universo da Indústria 4.0 e esta discussão sobre as novas tecnologias é de suma importância. Esta apresentação em tempo real para todos os Departamentos Regionais também nivela o conhecimento em todo o Brasil e equilibra a qualidade da educação profissional ofertada pelo SENAI em todas as regiões”, comenta o instrutor.

JORNADA CONTÍNUA - Embora o encontro final seja nesta semana, a jornada iniciou no dia 8 de março, quando foi lançado o desafio Desvendando o SENAI 4.0, organizado pelo Programa SENAI de Capacitação Docente. 2.000 docentes de todo o país, organizados em 239 equipes, mobilizaram-se para desenvolver uma solução pedagógica inédita, capaz de contribuir para o aprimoramento da forma como os professores ensinam e de como os alunos aprendem.

O prazo para o término dessa missão foi no último dia 15 de junho. Ao final do Desafio, 153 equipes concluíram as etapas e tiveram seus projetos analisados por uma comissão avaliadora. Três equipes com melhor avaliação, apresentaram seus projetos durante a jornada. São elas: Equipe Teacher Plus, composta por docentes de Sergipe, Mato Grosso e São Paulo; Equipe Impacto 4.0, do Rio de Janeiro; e Perseverança, constituída por docentes de Rondônia.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI