Notícias

ISI-TM é credenciado como unidade da EMBRAPII

ISI-TM é credenciado como unidade da EMBRAPII

ISI-TM é credenciado como unidade da EMBRAPII

O Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) foi um dos quatro centros de pesquisa da região Norte credenciados pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação). O anúncio foi feito durante a 27ª Conferência do Clima da ONU (COP-27), no Egito. Serão destinados R$ 9,6 milhões para projetos de inovação industrial sustentável desenvolvidos no Norte do país.  

Os recursos são oriundos de parcerias estabelecidas pela EMBRAPII com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com os Ministérios de Ciência e Tecnologia, Educação e Economia. Estarão disponíveis para investimento em soluções inovadoras nas áreas de bioeconomia florestal e economia circular. Além do ISI-TM, as novas unidades EMBRAPII da região Norte vão funcionar na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade Federal de Tocantins (UFT). 

A colaboração com o ISI-TM terá como foco a execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), na área de Economia Circular na mineração. Para o diretor do ISI-TM, Adriano Lucheta, o credenciamento do instituto possibilita às empresas do setor de mineração desenvolver projetos mais disruptivos. “Com esse financiamento, as empresas poderão executar projetos de maneira mais audaciosa, sobretudo no que se refere à implementação dos conceitos de economia circular e sustentabilidade na mineração. Como o investimento em P,D&I é compartilhado entre a empresa interessada, EMBRAPII e ISI-TM,  divide-se também os riscos do projeto na fase pré-competitiva da inovação e isso incentiva a execução de pesquisas de nível tecnológico mais avançados, o que é imprescindível para o desenvolvimento do setor”, destaca Lucheta.

O diretor também ressalta que o credenciamento do ISI-TM pelo EMBRAPII fortalece a inovação na região Norte do país. “A maior parte das unidades EMBRAPII está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. Esse credenciamento fortalece a presença da EMBRAPII na nossa região e também é um reconhecimento do nível de excelência das novas instituições credenciadas”, completa o diretor do ISI-TM. 

Sobre o ISI-TM

O ISI-TM atua na execução de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) para empresas do setor mineral. Parte da rede nacional de 27 Institutos SENAI de Inovação (ISI), o objetivo é oferecer soluções inovadoras, de forma ágil e orientada pelos interesses da Indústria. 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI