Notícias

Indústrias de reparação de veículos ganham incentivo para certificação

Indústrias de reparação de veículos ganham incentivo para certificação

Indústrias de reparação de veículos ganham incentivo para certificação

FIEPA, SENAI, Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Pará (Sindirepa) assinaram Termo de Cooperação Técnico e Social com o objetivo de elevar o nível técnico das empresas paraenses de reparação de veículos. A iniciativa busca implantar o PIQ - Programa de Incentivo a Qualidade por meio de consultorias e treinamentos, certificações de qualidade para as indústrias do setor.

De acordo com o termo assinado, o SENAI será o responsável pela realização da consultoria técnica de preparação da oficina mecânica ao processo de certificação e o IQA fará o treinamento e embasamento técnico para a execução do trabalho nas empresas. De maneira prática, o processo de certificação passa pela realização de diagnósticos de eficiência, estudos e orientações visando o aumento da produtividade e qualificação das oficinas atendidas. A primeira visita é feita gratuitamente pelo SENAI e, caso seja visto potencial de melhoria no empreendimento, a qualificação passa a contar com as expertises também do SESI, IEL e Sebrae.

Para o presidente do Sindirepa, André Fontes, a qualificação é fundamental para aumentar a credibilidade das oficinas diante dos grandes empreendimentos. “O projeto foi criado principalmente pela exigência das grandes indústrias para, além de um bom serviço, oferecer um bom tratamento de gestão ecológica, confirmado pelo selo de qualidade. Porém, também vejo que as empresas irão procurar se qualificar para atender o público Pessoa Física, o “cliente normal”, porque os empresários querem cada vez mais aumentar a qualidade do seu serviço, aumentar a clientela e a certificação faz parte deste processo de crescimento”, diz Fontes.

A oportunidade de certificação é aberta para todas as indústrias do segmento de reparação, com redução de custo nos treinamentos, cursos e gestão para as empresas associadas ao Sistema FIEPA. “Esta é uma forma que encontramos de contribuir com o desenvolvimento deste setor tão importante tanto para a pessoa física como para a pessoa jurídica. São mais de três mil indústrias de reparação legalmente constituídas no Pará que precisam de um apoio para se inovarem, se desenvolverem e competirem”, reforça o diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos.

COMO PARTICIPAR
As empresas interessadas devem entrar no site www.projetopiq.com.br, preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail sindirepa@fiepa.org.br. Empresas associadas terão até o dia 10 de dezembro para se inscrever, após esta data será aberto para todas as demais oficinas, com prazo final até o dia 20 de mesmo mês. O programa será custeado parcialmente aos associados pelo SENAI e SEBRAE e a avaliação gratuita que mostrará a empresa se encontra, será totalmente custeada pelo SINDIREPA.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI