Notícias

Eletronorte realiza II Maratona de Inovação Tecnológica em setembro

Eletronorte realiza II Maratona de Inovação Tecnológica em setembro

Eletronorte realiza II Maratona de Inovação Tecnológica em setembro

Vem aí a II Maratona de Inovação Tecnológica da Eletronorte. Sob coordenação do Departamento de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética da Empresa e organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), esta segunda edição vai ocorrer em plataforma virtual, de 21 a 23 de setembro.

O evento é dirigido aos colaboradores das diretorias de Operação e Manutenção e de Engenharia e, segundo a gerente do Departamento de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética, Marina Guatimosim Lodi, tem como principais objetivos “promover a reflexão sobre os processos de manutenção de ativos da Eletronorte para identificar o status atual da inovação, trazer inspiração com os casos de sucessos de outros setores industriais e, por fim, traçar estratégias para o aprimoramento dos processos das diretorias envolvidas, no curto e longo prazos”.

O produto final desta II Maratona será um roadmap de estratégias para melhorias no processo de Manutenção, com vídeos com as principais ideias apresentadas e relatórios de engajamento. Está prevista, também, a apresentação de vídeos curtos para demonstrar de que forma estão ocorrendo os vários processos relacionados à manutenção na Eletronorte e eventuais gargalos já identificados.

Primeira edição

Também em parceria com o Senai,  em novembro de 2020 aconteceu a primeira edição da Maratona, uma competição de inovação aberta, 100% online e voltada aos empregados da Diretoria de Operação e Manutenção, com o foco de angariar ideias e propostas de projetos para a solução de desafios reais da Empresa.

Distribuídos em seis  equipes multidisciplinares, os empregados criaram e desenvolveram propostas de soluções inovadoras baseadas nos desafios reais da Empresa voltados à gestão de ativos. Com o apoio fundamental do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) e mentoria de seus profissionais, as propostas construídas utilizaram métodos ágeis de apoio e aceleração da criatividade para a visualização da prática de inovação em tempo real, demonstrando que, com essa combinação, é possível obter respostas diferenciadas para os desafios lançados.

A I Maratona, que gerou 36 ideias, foi concluída em uma cerimônia que aprovou e elegeu as três melhores propostas de inovações tecnológicas a serem desenvolvidas pela Eletronorte em parceria com o Senai. Além disso, um banco de ideias resultante do processo foi mantido, uma vez que não se descarta que outras propostas, ainda que não priorizadas à época, possam ser aproveitadas em futuras execuções de projetos de P&D ou mesmo em desenvolvimento de inovações dentro da Empresa.

O evento demonstrou, por meio das ações desenvolvidas pelos mentores do ISI-TM, que o estímulo à cultura da inovação e empreendedorismo pode ser impulsionado com o aprimoramento das competências técnicas dos colaboradores e da utilização de ferramentas ágeis e colaborativas, alinhadas às demandas apontadas pela Indústria 4.0.  

Inovação

 A realização da II Maratona Eletronorte de Inovação consolida uma parceria estratégica com o Senai e vem mostrar, mais uma vez, que a Eletronorte é referência no assunto e não para de buscar novos caminhos. Com 71 pedidos depositados e 17 patentes já concedidas, e 31 softwares registrados, a Empresa consolida o reconhecimento de prêmios como o Best Innovator, Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF), Revista Época, Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Enap, o International IMP³rove Award e o prêmio máximo da Fundação Nacional da Qualidade, o Summa Cum Laude do PNQ.  

A Semana Eletronorte do Conhecimento e da Inovação, conhecida pela sigla Seci, é um dos instrumentos de consolidação da cultura da inovação no ambiente corporativo. Sob a sua chancela são promovidos os seguintes eventos: Painel Integrado da Qualidade (PIQ), Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica, Feira de Inovação Tecnológica e Seminário Integrado de Tecnologia da Informação e Telecomunicação. Esses eventos, antes realizados isoladamente, passaram a constituir a Seci, que acontece de dois em dois anos desde 2006.

Fonte:

Agência Eletronorte, por Isabel Ferreira



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4770
contato@senaipa.org.br
SIGA O SENAI