Home NOTÍCIAS

Últimas Notícias

AddThis Social Bookmark Button


SENAI Pará terá representante em evento nacional de moda

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

Imagem fernandoO estudante de moda Tiago Silva representará o SENAI Pará no Brasil Fashion 2015. O evento, que ocorrerá em agosto, em São Paulo, reúne um grupo seleto de alunos e ex-alunos do SENAI para apresentarem suas minicoleções em um desfile para uma plateia composta por fashionistas, jornalistas, empresários e formadores de opinião do mundo da moda.

Leia mais...
 

SENAI e Prefeitura de Belém firmam parceria para qualificação de podadores

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

oifernandoO SENAI e a Prefeitura de Belém assinaram ontem (01), na sede da FIEPA, um termo de cooperação técnica que contempla ações que visam o desenvolvimento de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional nas áreas de poda de árvores na área urbana da capital, atendendo a legislação de segurança. O termo foi articulado em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

No total, o SENAI irá capacitar 100 pessoas, divididas em 5 turmas, com aulas teóricas e práticas nos cursos de qualificação em “Operador de cestos aéreos”, com duração de 160h, e de aperfeiçoamento profissional em “Segurança na operação de cestos aéreos”, de 32h. “É uma grande satisfação para nós contribuir para que amanhã não tenhamos uma cidade descoberta. Por isso, montamos uma equipe competente para qualificar esses profissionais que se dedicam em manter nossas árvores em bom estado”, comenta o diretor regional do SENAI, Gerson Peres.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também comemorou a parceria e destacou a importância de manter a cidade como referência no que diz respeito à arborização. “Estamos com um trabalho intenso no sentido de deixar nossa cidade ainda mais verde e florada, e por isso estamos fortalecendo parcerias com instituições sérias e que, como nós, se preocupam com o bem-estar e o desenvolvimento de Belém. O SENAI é uma instituição parceira e permanente e que, com essas qualificações, nos ajudará a cuidar de nossas árvores e evitar maiores danos”, destaca o prefeito.

 

Unidade móvel de costura leva qualificação ao distrito de Outeiro

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

fernando 505x180A unidade móvel de costura do SENAI qualificou mais 45 mulheres em Outeiro, distrito de Belém. A entrega dos certificados aconteceu no último sábado (30), na escola Pedro Demo, com forte presença da comunidade. A cerimônia contou ainda com sorteios, desfile dos looks produzidos pelas alunas e doação de peças de roupas para famílias carentes.

Durante os três meses de qualificação, foram trabalhadas técnicas da costura do vestuário voltadas para as necessidades da indústria, e como atividade extra as turmas desenvolveram coleções de moda com temas inspirados na música paraense, na cultura afro-brasileira e em peças com estampas e aplicações.

Para quem já estava sem perspectiva de alcançar uma qualificação profissional, a chegada do SENAI foi bastante comemorada, já que com o certificado em mãos, as chances de conseguir um emprego na área passam a ser maiores. “Nunca vem cursos pra cá, e quando eu soube da vinda do SENAI fui correndo para me inscrever pois sei que essa capacitação abrirá portas. Estou muito feliz”, comemora Joise Silva, uma das concluintes do curso de costura.fernando1

Além de formar novas costureiras, o curso foi importante para atualizar técnicas de quem já atua na área. Foi o caso de Josineida Favacho, que costura há 20 anos e, ainda assim, conta que aprendeu muito durante o curso. “Conheci e aprendi a manusear máquinas modernas, aprender técnicas novas de costura e me surpreendi com o tanto que eu ainda tinha para me especializar. Foi um excelente aprendizado que vou aplicar no meu trabalho e, assim, atrair ainda mais clientes”, conta Josineida.

Após a boa participação da comunidade de outeiro no curso de costura, o SENAI anunciou que irá levar para o distrito, ainda este mês, a unidade móvel de construção civil, que oferecerá os cursos de pintor, pedreiro e eletricista predial. “Nosso objetivo é qualificar o máximo possível de pessoas em Outeiro, por isso estamos nos empenhando em trazer cursos em variadas áreas. Acreditamos que essa é uma forma de preparar mão de obra para a indústria e melhorar a vida de milhares de pessoas”, comenta Ivan Carvalho, coordenador das unidades móveis do SENAI-Pará.

fernando2Unidades Móveis - O SENAI atua com 22 unidades itinerantes nas áreas de confecção, panificação, soldagem, eletroeletrônica, informática, automação industrial, mecânica de motos e construção civil. As Unidades viajam pelo Pará com estrutura e equipamentos modernos, levando cursos profissionalizantes para as regiões de maior escassez de escolas técnicas e mão de obra qualificada. Através desse método, foram qualificados no Pará, só em 2014, cerca de 3 mil profissionais.

 

INOVA MODA lança publicação para o inverno 2016

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

site Inova Moda Inverno2016O mercado têxtil e de confecção é um dos mais dinâmicos no mundo, realizando lançamentos no mínimo a cada quatro vezes no ano. Só no Brasil, o setor reúne mais de 32 mil empresas, representa cerca de 6% do valor total da produção da indústria de transformação e emprega 5 milhões de brasileiros entre empregos diretos e indiretos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Leia mais...
 

Unidades SENAI de Belém serão ampliadas

E-mail Imprimir
AddThis Social Bookmark Button

Montagem maqueteCom o objetivo de ampliar e melhorar ainda mais a qualificação de mão de obra em Belém e Região Metropolitana, o SENAI está intensificando as obras de ampliação e revitalização das unidades Getúlio Vargas (GV) e Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM), localizadas na capital paraense. Com as obras, a instituição irá duplicar a capacidade de atendimento nessas duas escolas.

No CEDAM, os investimentos serão empregados na aquisição de novos equipamentos, criação de um novo bloco administrativo, ampliação das oficinas de mecânica diesel e de motos e em um novo espaço para abrigar a área automotiva, tornando a escola um Centro de Referência Automotivo. Além disso, o CEDAM ganhará mais um pavimento com novas salas de aula. O objetivo é aprimorar a qualificação de mão de obra nas áreas Automotiva, Têxtil e Vestuário, Confecção de Gemas e Joias, Alimentos e Bebidas, Educação, Gestão e Transporte.

Já na unidade Getúlio Vargas serão 6.353,54 m² de área reformada e 1.128,72 m² de área ampliada com a construção de um novo auditório com 2 pavimentos e a implantação do Laboratório de Construção Civil e Metrologia. Os investimentos também preveem a modernização dos laboratórios para atender principalmente as áreas Metalmecânica, Madeira e Mobiliário, Construção Civil, Informática, Eletroeletrônica, Refrigeração, Tecnologia da Informação, Automação, Administrativa, Segurança do Trabalho.

Com esses investimentos, o SENAI intensifica a qualificação de mão de obra, contribuindo com o desenvolvimento e a competitividade da indústria paraense e melhorando a vida de milhares de pessoas.

Maquete CEDAM

 

Maquete GV

 

 

 
Página 1 de 38
Follow us on Twitter

Acesso Rápido

 

LDO-2015

senai_processo_seletivo_resultadofinal_menor

banner site-redes

 

Videos

- Senai e o Pronatec

VideoSenaiPronatec

- Olimpíada do Conhecimento 

img_video

- Mini Aula: Afiação de brocas 

 

inova-senai

Publicidade

Nossosparceiros



senai_mercado-2



Últimas Notícias

Mais Acessados